Mediatek ultrapassa pela primeira vez a Qualcomm na venda de processadores

Não é tão difícil percebermos que a Qualcomm e a MediaTek nos smartphones são similares à Intel e AMD nos computadores, sendo que a Qualcomm praticamente detém a maior fatia do mercado de processadores para smartphones, enquanto a MediaTek é frequentemente considerado a opção mais acessível em detrimento de algum desempenho.

Como a AMD, no entanto, a MediaTek também está a fazer um esforço ainda mais agressivo, especialmente no nível 5G de médio alcance. Parece que parte disso pode ter valido a pena, pelo menos no terceiro trimestre de 2020, embora a Qualcomm ainda detenha uma parte importante do bolo, sendo o mais recente relatório da Counterpoint Research.

Segundo este relatório, a MediaTek ultrapassou pela primeira vez a Qualcomm no terceiro trimestre de 2020 no número de envios de processadores. Segundo os dados, a MediaTek teve 31% do mercado durante este trimestre, um aumento dos 26% do ano passado, enquanto a Qualcomm viu sua participação cair de 31% para 29%. Certamente que são dados importantes para a MediaTek, no entanto também sabemos que o mercado é mais dinâmico.

Alguns fatores contribuíram para o salto da MediaTek nas vendas de chips, desde a COVID-19 para uma maior procura por smartphones de gama média na América Latina e na região EMEA. A proibição da Huawei nos EUA também ajudou a MediaTek a obter uma posição mais segura no último trimestre, com mais telefones usando os seus processadores sendo vendidos para compensar a retirada da Huawei e que fez com que muitos utilizadores deixassem de adquirir os smartphones da fabricante chinesa em detrimentos de outros equipamentos de média-baixa gama com aplicações da Google.

Além disso, há que ter em conta que a Qualcomm também já anunciou um novo processador topo de gama que vem equipar os smartphones em 2021 e com isso também pode fazer com que os utilizadores esperam pelos próximos equipamentos de topo que começam a chegar logo no início de 2021.

Dito isso, a MediaTek não tem exatamente uma liderança clara, especialmente com uma margem tão estreita. A Qualcomm ainda tem uma participação mais forte nos modelos de topo.on no mercado.

E ainda há o fato de que a Qualcomm ainda lidera a corrida quando se trata de processadores 5G, que é . A MediaTek realmente tem tentado inundar o mercado de média gama com os seus processadores com capacidade para 5G, mas eles ainda estão muito distantes e poucos no meio para fazer um sinal no radar.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui