Mediatek ultrapassa pela primeira vez a Qualcomm na venda de processadores

Não é tão difícil percebermos que a Qualcomm e a MediaTek nos smartphones são similares à Intel e AMD nos computadores, sendo que a Qualcomm praticamente detém a maior fatia do mercado de processadores para smartphones, enquanto a MediaTek é frequentemente considerado a opção mais acessível em detrimento de algum desempenho.

Como a AMD, no entanto, a MediaTek também está a fazer um esforço ainda mais agressivo, especialmente no nível 5G de médio alcance. Parece que parte disso pode ter valido a pena, pelo menos no terceiro trimestre de 2020, embora a Qualcomm ainda detenha uma parte importante do bolo, sendo o mais recente relatório da Counterpoint Research.

Segundo este relatório, a MediaTek ultrapassou pela primeira vez a Qualcomm no terceiro trimestre de 2020 no número de envios de processadores. Segundo os dados, a MediaTek teve 31% do mercado durante este trimestre, um aumento dos 26% do ano passado, enquanto a Qualcomm viu sua participação cair de 31% para 29%. Certamente que são dados importantes para a MediaTek, no entanto também sabemos que o mercado é mais dinâmico.

Alguns fatores contribuíram para o salto da MediaTek nas vendas de chips, desde a COVID-19 para uma maior procura por smartphones de gama média na América Latina e na região EMEA. A proibição da Huawei nos EUA também ajudou a MediaTek a obter uma posição mais segura no último trimestre, com mais telefones usando os seus processadores sendo vendidos para compensar a retirada da Huawei e que fez com que muitos utilizadores deixassem de adquirir os smartphones da fabricante chinesa em detrimentos de outros equipamentos de média-baixa gama com aplicações da Google.

Além disso, há que ter em conta que a Qualcomm também já anunciou um novo processador topo de gama que vem equipar os smartphones em 2021 e com isso também pode fazer com que os utilizadores esperam pelos próximos equipamentos de topo que começam a chegar logo no início de 2021.

Dito isso, a MediaTek não tem exatamente uma liderança clara, especialmente com uma margem tão estreita. A Qualcomm ainda tem uma participação mais forte nos modelos de topo.on no mercado.

E ainda há o fato de que a Qualcomm ainda lidera a corrida quando se trata de processadores 5G, que é . A MediaTek realmente tem tentado inundar o mercado de média gama com os seus processadores com capacidade para 5G, mas eles ainda estão muito distantes e poucos no meio para fazer um sinal no radar.

Fonte: Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here