iPhone 4S vale a pena comprar?

O iPhone 4S foi lançado no dia 14 nos Estados Unidos e em mais 7 países e já há várias análises do novo smartphone. Será que vale a pena comprar o iPhone 4S? Vamos tentar ajudar.

A Apple apresentou o iPhone 4S há duas semanas, e foi no dia 14 de Outubro que o iPhone 4S foi posto à venda.

O iPhone 4S ficou aquém das expectativas, já que se esperava que o hardware fosse bem melhor do que é, no entanto, traz algumas novidades, nomeadamente em termos de software. Em comparação com o seu antecessor, o iPhone 4S traz um processador A5, o processador igual ao do iPad, o que o torna 7 vezes mais rápido que o iPhone 4. Além disso, há também um câmara melhor, agora com 8MP, que permite gravações vídeo em Full HD a 1080 pixels.

As grandes novidades estão no software, o novo iOS 5, a mais recente actualização do sistema operativo da Apple, que traz algumas novidades, nomeadamente no processamento de funções, como o browser. Com este sistema operativo, entra em funcionamento o iCloud e o iTunes Match, serviços da Apple, tendo em vista a computação em nuvem que está em expansão.

Vou, agora, indicar a opinião de alguma imprensa internacional sobre o novo iPhone 4S, tendo em conta a análise feita ao smartphone, para podermos perceber se vale a pena comprar o iPhone 4S.

Design

O Design não sofreu qualquer alteração de relevância, em comparação com o iPhone 4, o seu antecessor. Olhando para a imagem a baixo(iPhone 4S por cima), são muitas as diferenças, uma pequena mudança nas cores dos botões, mas em tamanho e formato é o mesmo, nada muda.

No entanto, uma coisa muito importante que muda é o grande problema dos canhotos, que o site Gizmodo refere, que ao pegar o iPhone 4 com a mão esquerda influenciava a captação de rede, o que foi um tremendo erro por parte da Apple, mas neste já não acontece e funciona correctamente, independentemente da forma que for segurado. Só este factor já influenciará se vale a pena comprar o iPhone 4S.

Hardware

É aqui a maior diferença entre o iPhone 4 e o iPhone 4S, mas a pergunta que está na mente da maioria das pessoas é: será que vale a pena comprar o iPhone 4S para substituir o iPhone 4?

Há realmente algumas mudanças significativos no hardware, para começar no processador. O processador é um A5, o mesmo que equipa o iPad 2, o que torna este novo iPhone 4S sete vezes mais rápido, segundo a Apple, que o seu antecessor, o que é bastante bom. No entanto, certamente que poderia ser bem melhor, já que há concorrente há já algum tempo no mercado com processadores iguais ou melhores que este. No entanto, é certo que, pelo que o Engadget diz, este processador dual-core a 800 MHz é suficiente para este smartphone.

Com este processador, o site T3 indica, mesmo, que o teste que efectuou de um jogo, o Infinity Blade 2, tem uma excelente performance. Segundo o T3, os gráficos deste jogo são tão bons, ou melhores, que a da PS Vita, o que é bastante impressionante. Mas nem em todos os testes de jogos, foi verificado a rapidez que a Apple indica.

Uma das grandes desilusões está na memória RAM, é a mesma que o iPhone 4, que é 512 MB, aqui poderia, e deveria, ter recebido um update para 1GB, pelo menos. No entanto, a Apple tem o hardware suficiente para o novo sistema operativo, o iOS 5 e ter várias funcionalidades e aplicações ao mesmo tempo, sem qualquer problema.

Outra mudança, é na câmara, que passou de 5MP para 8MP (30 fps) e, ainda, permite a gravação vídeo em Full HD, a 1080 pixels. Aqui vemos um melhoramento significativo, já que pelas análises lidas, as fotos, a focagem e a resposta às decisões são cada vez melhores e, com o novo update da câmara, a qualidade de imagem e vídeo melhorou bastante.

iOS 5

Comparando os dois iPhones, o sistema operativo é mais rápido no iPhone 4S do que no seu antecessor, pois o processador é bastante mais rápido, logo as aplicações abrem mais rapidamente e as coisas fluem melhores. No entanto, é só isso, pois o iOS 5 está disponível de forma gratuita para o iPhone 4, por isso o sistema operativo não dá nenhuma vantagem ao iPhone 4S.

Siri

Aqui está a grande surpresa da Apple e que é “exclusivo” iPhone 4S. (O exclusivo está entre aspas, e irão perceber porquê no final deste texto sobre o Siri)

Fonte: Gizmodo

O Siri é um assistente de voz para o seu iPhone 4S, que responde ao que lhe é perguntado, através da pesquisa na internet. Se lhe perguntar qual será o tempo em Manchester, ele irá aceder à meteorologia e responder através de voz.

Pelos testes feitos em vários sites, o Siri é realmente extraordinário, como pode perceber pelos vários vídeos encontrados na internet. As respostas são boas, a compreensão da voz, também está excelente, é realmente uma óptima ferramenta adicional, que dará jeito a quem a utilizar, convenientemente, ou então a quem não quer fazer por ele próprio, já que o Siri trabalhará por si.

Sendo que é a primeira vez que o Siri está a funcionar em “grande escala”, é ainda uma versão que está a ser testada e, certamente, que será melhorada no futuro.

Deixo-lhe este vídeo do Gizmodo, que se entreteve a fazer perguntas à Siri, que obteve respostas engraçadas. O vídeo é em inglês.

httpv://www.youtube.com/watch?v=1JMxQSF6QSw

No entanto, quando disse que era “exclusivo”, com os parênteses, porque o site 9to5Mac, em colaboração com um programador, conseguiu meter o Siri a trabalhar no iPhone 4, sem qualquer problema. Além disso, eles indicam que o mesmo pode ser feito no iPhone 3GS e no iPad 2, o que são óptimas notícias. No entanto, e isto é uma nota importante, para que consiga meter o Siri nos gadgets mais “atrasados”, os aparelhos terão de estar “desbloqueados”, isto é o famoso jailbreak, mas pelo menos já é possível ter este excelente sistema no seu gadget mais antigo.

Bateria

Aqui o iPhone 4S supera, também, o iPhone 4. A Apple indica que o iPhone 4S aguenta 8 horas em ligação 3G, 10 horas de visualização de vídeo, 40 horas a ouvir música e 200 horas em Standby. Em comparação com o iPhone 4, oferecia 7 horas em 3G, o que o iPhone 4S melhora em 1 hora. No entanto, e este é curioso, em Standby o iPhone 4S perde, e bastante, já que o iPhone 4 aguenta 300 horas, o que significa menos 100 horas. Mas, a verdade, é que, o que nós queremos, é uma maior longevidade em uso e não em standby.

Vale a pena comprar o iPhone 4S?

Esta pergunta é difícil e certamente que há imensas pessoas que concordam, como não concordam. No entanto, a resposta depende do que você tem neste momento, pois o upgrade para este smartphone deve ter em conta o valor gasto, mas também o que possui e o que pretende do smartphone.

Se você tiver um iPhone 3GS, claro que vale a pena o upgrade, pois as novidades que o iPhone 4 tinha, este ainda tem mais, que vale muito a pena, comparado com o iPhone 3GS, que apesar de ainda ser bom, já está bastante desactualizado.

Se tiver um iPhone 4, aí é que a resposta é complicada. É que o iPhone 4S é melhore que o iPhone 4, no entanto, para um upgrade deste valor, não acredito que mereça, pois não é nada de estraordináriamente melhor, como aconteceu entre o iPhone 3GS e o iPhone 4. Por isso, a meu ver, não vale a pena estar a comprar o iPhone 4S, só para acompanhar a tecnologia, já que o iPhone 4 ainda está “aí para as curvas”, ate porque não se podem esquecer que a Apple lança um iPhone todos os anos e, para o ano, aí sim, estará na altura de mudar.

Por isso, este iPhone 4S, é realmente espectacular e é o melhor da Apple, mas não vale a pena despender tanto dinheiro, para um smartphone que não traz assim tantas novidades.

Fonte: Engadget, Gizmodo, T3, TechRadar

Deixe o seu comentário