Huawei vai proibir Truques para Instalar Apps Google no HarmonyOS

A Huawei, uma das gigantes da tecnologia global, decidiu tomar uma decisão audaciosa com a sua mais recente atualização, o HarmonyOS Next. Este novo sistema operativo promete trazer uma série de novidades que poderão interessar aos utilizadores de dispositivos Huawei, mas também apresenta uma mudança significativa que pode não ser bem recebida por todos.

A principal novidade do HarmonyOS Next é que este será um desenvolvimento completamente proprietário da Huawei, sem utilizar o código fonte aberto AOSP. Isto significa que, ao contrário das versões anteriores do HarmonyOS, não será possível instalar ficheiros de aplicações Android com a extensão APK nestes dispositivos. Em vez disso, o novo sistema operativo apenas suportará ficheiros HAP. Esta decisão deixa os utilizadores sem qualquer forma de instalar as aplicações da Google.

A Huawei decidiu, portanto, eliminar o suporte para aplicações Android nos seus dispositivos com HarmonyOS. Esta é uma mudança fundamental na experiência de utilização dos seus dispositivos, que poderá não ser bem recebida por muitos utilizadores que se habituaram a recorrer a truques para poderem desfrutar das aplicações da Google nos seus dispositivos Huawei.

Por outro lado, várias empresas de tecnologia já estão a contratar pessoal para desenvolver aplicações para a nova camada de personalização da Huawei. Esta decisão representa um grande investimento para estas empresas, que terão de adaptar as suas aplicações para os dispositivos Huawei. No entanto, ainda não se sabe se todas as empresas estarão dispostas a fazer este investimento.

O novo HarmonyOS Next caracteriza-se pela sua independência tecnológica e segurança acima de tudo. Trata-se de um sistema completamente autodesenvolvido e exclusivo da Huawei, que contará com um ecossistema de aplicações exclusivas, distante do Android e do iOS. A Huawei espera que este sistema esteja disponível para todos os desenvolvedores no primeiro trimestre do próximo ano.

Inicialmente, o HarmonyOS Next estará disponível para smartphones e tablets. No entanto, dependendo da sua receção no mercado, poderá vir a ser disponibilizado para muitos mais dispositivos, tendo como objetivo tornar-se numa revolução tecnológica nos próximos anos.

A decisão da Huawei de lançar o HarmonyOS Next, um sistema operativo completamente proprietário e independente, é sem dúvida audaciosa. No entanto, esta decisão também traz consigo uma série de desafios, nomeadamente a necessidade de convencer os utilizadores a abandonar as aplicações Android e a adotar o novo ecossistema de aplicações da Huawei.

Na minha opinião, a Huawei está a correr um risco com o lançamento do HarmonyOS Next. A empresa está claramente a apostar na sua independência tecnológica e a tentar criar um ecossistema de aplicações exclusivo, no entanto, fora da China, isto apenas fará com que a marca venda (ainda menos) smartphones.

Fonte: Gadgettendency

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui