O navegador Chrome do Google acabou de ser atualizado para a versão 100. Um grande marco para qualquer negócio, principalmente para um dos maiores sucessos da Google e o navegador mais utilizado em todo o mundo.
Além disso, essa atualização também irá ganhar um novo design para o logotipo do Chrome. Lembrando que faz quase 14 anos que a Google apresentou ao mundo seu design limpo e abrangente “omnibox” em 2008.
Durante a maior parte de sua história, o navegador do gigante das buscas ganhou um novo número de versão a cada seis semanas, mas no ano passado a empresa mudou para um ciclo de quatro semanas para entregar novos recursos mais rapidamente.
O Google diz que a atualização da versão 100 está sendo lançada em canais estáveis agora no Windows, Mac, Linux, Android e iOS. Mas ao contrário do que pensamos, a primeira versão de três dígitos do Chrome chegou com menos alarde e mais “correções e melhorias”.
Novo Logotipo
A maior mudança, como já citamos, é a chegada de um logotipo atualizado. O novo design remove alguns detalhes de sombreamento do logotipo da era de 2014, o que cria uma aparência mais plana, mais alinhada com os ícones de aplicativos para outros serviços do Google.
Outras mudanças que vêm com a versão 100 do Chrome incluem a remoção do “modo lite” no aplicativo Android do navegador, que foi projetado anteriormente para usar menos dados móveis e carregar páginas da web mais rapidamente.
Mas, como o gerente de suporte do Chrome, Craig Tumbison, explicou em um post no mês passado, o recurso se tornou menos necessário à medida que os custos de dados móveis diminuíram e o Chrome geralmente se tornou mais eficiente em termos de dados.
Houve temores de que a transição para a versão 100 pudesse causar problemas para qualquer site projetado apenas para reconhecer navegadores com números de versão de dois dígitos.
Mas, como o Google vem alertando sobre a transição há meses, é provável que qualquer bug importante já tenha sido detectado e resolvido. Se esse não for o caso, no entanto, o Google disse que é capaz de congelar o número da versão do navegador em 99 enquanto esses problemas são resolvidos.