Ensaio do Hyundai Bayon 1.0 T-GDi Premium MY22 (TT): Análise

O Hyundai Bayon é o SUV mais compacto na gama do fabricante coreano, situando-se abaixo do Hyundai Kona para oferecer à marca um concorrente direto para modelos como o Ford Puma, SEAT Arona, Skoda Kamiq e Citroen C3 Aircross.

Também pode ser considerado como uma versão SUV do Hyundai i20, pois muitas das suas peças, inclusive o interior, são compartilhadas entre ambos os carros. Se preferir a posição elevada de condução no Bayon, custará cerca de £1.500 para fazer o upgrade a partir de um i20.

Com um design elegante, o Bayon consegue se destacar e ter uma aparência fresca e distinta, apesar do grande número de outros pequenos SUVs que já inundaram o mercado. A combinação de elementos estilísticos do i20 e do Hyundai Tucson inclui faróis traseiros em formato de bumerangue, conectados por uma barra de luz contínua. A dianteira também chama bastante atenção, graças a uma ampla grelha, faróis baixos e luzes diurnas elevadas – numa disposição semelhante ao Citroen C3 Aircross.

Motor e poupança

Assim como o Hyundai i20, o Bayon é equipado com um motor a gasolina de 1.0 litro com tecnologia mild-hybrid de 48 volts. Isso recupera alguma energia enquanto o carro está desacelerando, armazenando-a numa pequena bateria e aumentando a potência do motor ao iniciar a condução. Também pode ajudar o motor a desligar de forma mais eficaz no trânsito ou quando parado num semáforo vermelho. O motor pode ser desligado a partir de cerca de 24 km/h, permitindo que você desacelere em modo elétrico até parar completamente.

Desempenho

O Hyundai i20 impressiona com seu nível de equilíbrio e agilidade, então não deve ser surpresa que o Bayon, que é relacionado de perto, também tenha um bom desempenho, apesar de ser ligeiramente mais alto. A primeira impressão é a de um pequeno SUV bem equilibrado, que oferece precisão suficiente sem ser desconfortável demais como resultado.

Os controles são leves – mais leves do que no Ford Puma – e o volante pequeno é muito direto, embora falte sensibilidade. Alguma peso pode ser adicionado à direção selecionando o modo Sport. Isso não torna o carro muito mais envolvente de se conduzir, então o Ford continua sendo a escolha dos entusiastas, mas uma vez que você se acostuma com a forma como o Bayon se comporta, ele é muito fácil de lidar no dia a dia.

Tecnologia de interior

Há muita sobreposição de tecnologia entre o i20 e o Bayon, com as versões mais avançadas obtendo o mesmo par de telas digitais de 10,25 polegadas. A tela atrás do volante exibe informações essenciais de condução, enquanto a tela central cuida de mídia, navegação e configurações do carro. Ela também pode exibir o Android Auto e o Apple CarPlay sem fio, enquanto o aplicativo BlueLink da Hyundai permite que os proprietários se conectem ao carro remotamente, verifiquem sua localização, status e enviem rotas para o sistema de navegação para sua próxima viagem.

É uma tela de entretenimento grande para um carro desta classe e consistentemente achamos que o software da Hyundai é um dos mais fáceis de usar. A versão mais recente não é exceção e é reforçada por gráficos nítidos e respostas rápidas.

Dependendo da versão, as rodas de liga leve variam de 16 a 17 polegadas de tamanho. São oferecidas nove cores de pintura para o carro, sendo que sete delas podem ser combinadas com um teto preto contrastante para dar destaque ao Bayon.

Existem apenas três níveis de acabamento para o Bayon, portanto, escolher qual você deseja deve ser bastante simples. O SE Connect não economiza nos itens essenciais, portanto, ainda há um painel de instrumentos de 10,25 polegadas e uma tela sensível ao toque de oito polegadas para o sistema de entretenimento. Os compradores também recebem controle de cruzeiro, faróis automáticos, Bluetooth e uma câmera de visão traseira, juntamente com diversos equipamentos de segurança.

O acabamento Premium adiciona os serviços conectados Bluelink, rodas de liga leve de 17 polegadas, volante e bancos dianteiros aquecidos, faróis de LED e um carregador sem fio. As famílias também devem apreciar o vidro traseiro com privacidade, que ajuda a manter o carro fresco no verão. No topo da gama, o acabamento Ultimate adiciona entrada sem chave, um sistema de som Bose aprimorado e teto preto e espelhos retrovisores contrastantes.

Espaço

Um aumento de 4 cm na altura em relação ao Hyundai i20 significa que entrar e sair do Bayon é muito fácil. Uma vez dentro, o espaço é um pouco limitado e adultos maiores podem achar o Bayon um pouco apertado em viagens longas. Nos assentos dianteiros, ele parece um pouco estreito, com menos espaço para os ombros do que alguns concorrentes. O espaço para as pernas na parte de trás é razoável, com espaço suficiente para os joelhos de dois adultos.

Há pouco espaço sob os assentos dianteiros para deslizar os pés, então você pode encontrar passageiros do banco traseiro quase abraçando os joelhos. É a mesma situação no i20.

A caixa de luvas tem um tamanho útil e há grandes compartimentos nas portas, juntamente com uma pequena área de armazenamento sob o painel de instrumentos. É lá que você pode encontrar um carregador sem fio para smartphones compatíveis. No entanto, o espaço de armazenamento entre os assentos dianteiros é um pouco pequeno.

Segurança

O Bayon está disponível com uma longa lista de equipamentos de segurança ativos e passivos, desde assistência de permanência em faixa até frenagem de emergência autônoma e ativação automática de faróis altos. O carro foi testado pelo Euro NCAP em outubro de 2021 e recebeu uma classificação de quatro estrelas. Embora certamente não seja um carro “inseguro”, ele não conseguiu obter cinco estrelas por dois motivos principais: foi considerado que as estruturas do painel de instrumentos representam um risco potencial para as pernas do motorista em uma colisão frontal e o carro não possui airbags dedicados para evitar lesões quando os passageiros se chocam uns contra os outros em caso de impacto lateral.

Independentemente do nível de acabamento escolhido, há recursos de segurança que você normalmente associaria a um carro maior, incluindo alertas de atenção do motorista e ‘eCall’, que pode chamar os serviços de resgate em caso de emergência. O acabamento Premium adiciona cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, enquanto o Ultimate traz alertas de ponto cego e assistência de permanência em faixa. Há até mesmo um sistema que lembra você para não deixar ocupantes nos assentos traseiros ao sair do carro.

Veredito: Hyundai Bayon

O novo Hyundai Bayon parece ser um pequeno SUV que acerta em cheio. Ele cumpre sua proposta de ser prático, bem equipado, repleto de recursos, confortável e fácil de conduzir – e ainda traz o valor a seu favor. Tudo isso enquanto chama a atenção com seu visual.

Não é um pequeno SUV com pretensões premium para competir com o VW T-Cross, nem rivalizar com o Ford Puma em termos de dirigibilidade, mas como uma opção simples e uma alternativa para o Skoda Kamiq, ele apresenta-se com um pacote atraente.

REVER GERAL
Veredito: Hyundai Bayon
ensaio-do-hyundai-bayon-1-0-t-gdi-premium-my22-tt-analiseO novo Hyundai Bayon parece ser um pequeno SUV que acerta em cheio. Ele cumpre sua proposta de ser prático, bem equipado, repleto de recursos, confortável e fácil de conduzir – e ainda traz o valor a seu favor. Tudo isso enquanto chama a atenção com seu visual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui