China vai regular conteúdo partilhado por influencers

Cada vez há mais “especialistas” nas redes sociais chinesas a prometer resposta para os mais diversos problemas gerados pelas crises que se têm vivido no decorrer dos últimos anos.

Este fenómeno despertou a atenção do governo chinês, que parece estar preocupado com a natureza da informação que circula online. E como já é costume na China, a solução para impedir a proliferação de informação que vá contra os interesses do governo será um controlo o mais apertado possível da mesma.

Segundo um relatório recentemente divulgado, as autoridades chinesas vão começar a exigir que qualquer influenciar que se queira pronunciar sobre qualquer área de conhecimento possua uma certificação que comprove que estão realmente preparados para opinar sobre o assunto em questão.

Até hoje, qualquer um poderia dar a sua opinião sobre qualquer que fosse o assunto, fosse ele médico, político ou financeiro. Mas em breve qualquer influencer  que pretenda apresentar-se como um especialista numa qualquer matéria terá de ter uma licença que ateste o seu conhecimento e legitimidade para discuti-lo.

O controlo e supervisão de conteúdos digitais não é nada de novo na China, tendo vindo a intensificar-se expressivamente no decorrer dos últimos anos. Sendo que os criadores de conteúdos digitais têm ganho cada vez mais influência sobre a opinião popular, a China decidiu certificar-se de que mantém a situação sob controlo, e que não permite que qualquer um possa simplesmente dizer aquilo que lhe apetecer online.

A verdadeira motivação por detrás disto é altamente questionável. Óbvio que o governo dirá que é para o bem da comunidade, mas tendo em conta o seu historial, haverá quase certamente fortes interesses políticos por detrás desta medida.

Ainda não são conhecidos todos os detalhes sobre esta medida, mas ao que parece, a qualificação dos influenciers será determinada por reguladores através de uma série de avaliações.

Fonte: Yahoo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui