Assistente de voz ajuda franceses com sintomas de covid-19

Um conjunto de investigadores franceses lançaram na segunda-feira um assistente de voz que pode ajudar pessoas que tenham sintomas associados à covid-19, encaminhando-as para os serviços de emergência e de saúde adequados, com recurso à inteligência artificial.

Qualquer francês pode agora telefonar para o serviço denominado “AllCovid”, que foi desenvolvido pelo instituto de investigação Inserm, pela Universidade de Paris e pela empresa ferroviária francesa SNCF, segundo reporta a agência de notícias Reuters.

Conforme explica a mesma fonte, o cidadão que recorrer a este assistente deparar-se-á com uma voz feminina que lhe desejará um “bom dia”, perguntando de seguida se está pronto para iniciar o questionário que vai permitir perceber se é necessário que seja consultado por um médico ou não.

Os utilizadores terão de dar o seu código postal, mas não vão necessitar de se identificar pelo nome. Consoante os sintomas que tenham e a condição de saúde preexistente, o “AllCovid” tratará de encaminhar as pessoas para os profissionais mais adequados.

Os responsáveis pelo serviço acreditam que este assistente é mais acessível para idosos que preferem o contacto telefónicos em detrimento das aplicações móveis ou dos questionários. O objetivo é que esta venha a ser uma ajuda para detetar novos grupos de infeção principalmente a partir de 11 de maio, quando os franceses começarem a sair do confinamento obrigatório.

Segundo a Reuters, o sistema poderá lidar com cerca de mil chamadas ao mesmo tempo, adiantando ainda que as informações dos cidadãos são enviadas anonimamente às autoridades de saúde e mantidas sete dias antes de serem destruídas.

De acordo com os últimos dados desta segunda-feira, a França já ultrapassou as 23 mil mortes devido à covid-19 e registou cerca de 162 mil casos de infeção em todo o país. Houve um aumento de 437 mortos face a domingo, referiu o ministro da saúde francês.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui