A Apple venceu a corrida global dos smartphones em 2023, embora a sua quota de mercado tenha diminuído em relação a 2022, em parte graças à crescente popularidade dos dobráveis, de acordo com a Counterpoint Research, noticiada pela PC Mag.
A Apple encerrou o ano com 71% de participação no mercado de smartphones premium, que a Counterpoint define como telefones que custam mais de 600 euros; no ano passado estava em 75%.
Esse declínio “deve-se principalmente à ressurreição da Huawei na China, impulsionada pela série Mate 60. A Samsung também ganhou participação impulsionada pelas séries S23 e Dobrável”, diz a Counterpoint. No geral, “os dobráveis também surgiram como um diferencial no mercado premium”, acrescenta.
A Samsung, que lançou o Galaxy Z Flip 5 e Z Fold 5 neste verão, teve um aumento de 1% em 2023, assim como a Xiaomi. A Huawei conquistou 2% de participação no mercado premium.
As vendas globais de smartphones não têm sido boas, mas o segmento premium reflete uma realidade diferente; as vendas provavelmente crescerão 6% em relação ao ano anterior em 2023, afirma a Counterpoint.
“Houve uma mudança nos padrões de compra dos consumidores no mercado de smartphones. Considerando a importância que um smartphone tem, os consumidores estão dispostos a gastar mais para obter um dispositivo de alta qualidade que possam usar por um período mais longo”, afirma o analista sénior da Counterpoint Research, Varun Mishra. “Possuir os melhores e mais recentes lançamentos também se tornou um símbolo de status para muitos consumidores, especialmente nos mercados emergentes, onde estão a saltar diretamente da faixa de preço médio para a faixa premium”.
A Huawei, entretanto, pode lançar três smartphones dobráveis para competir com a Samsung no mercado de smartphones dobráveis neste ano de 2024. Segundo informações reveladas por blogers chineses, a empresa pretende expandir o seu portfólio de produtos ao lançar três aparelhos até o fim do ano.
O primeiro será o Huawei P60 Pocket, sendo que este deve seguir o tradicional formato Flip. Essa opção deve ser apresentada no primeiro trimestre do ano e tudo indica que o seu preço será mais acessível.
Já o Huawei P70 Pocket deve ser apresentado perto do fim do ano com a mesma abordagem, mas com design melhorado e especificações técnicas mais poderosas. Ou seja, algo que deve refletir-se num preço mais elevado.