Análise Logitech Astro A30 wireless: qualidade gaming sem fios

A Astro pode não ser uma marca conhecida para si, mas se lhe falarmos que é uma marca da Logitech, certamente que esta última é sua conhecida. Mas vamos ainda mais longe e refimos que a Astro é uma submarca da divisão gaming da Logitech, a Logitech G e isso ajuda a explicar o seu design Premium (e gaming) destes novos produtos.

No entanto, a Astro Gaming está presente no mercado gaming há vários anos, com os mais diversos produtos, sendo que o seu grande destaque são os auscultadores gaming, mas também podemos encontrar comandos ou outros produtos, sempre focado no gaming, e estes novos Astro A30 Wireless mostram tudo de bom que a marca consegue oferecer.

Os novos Astro A30 Wireless têm um design excelente, sendo que têm a qualidade que todos esperamos dos produtos da Logitech e da Astro, um produto premium sem dúvida.

Unboxing

Par aa review, a Logitech enviou-nos a versão branca dos Astro A30 Wireless, sem dúvida um dos mais impressionantes e diferentes. sendo que se prefere uma versão “mais simples”, também temos a opção em preto.

Após a abertura, somos primeiramente saudados por uma caixa de transporte grande e de alta qualidade. Dentro da caixa, além dos próprios auscultadores também encontramos um receptor USB-A, a haste destacável do microfone, e dois cabos: um cabo de carregamento USB-C para USB-A, bem como um cabo analógico de 3,5 mm, ambos com um comprimento de 1,5 metros.

Design

Não vale apenas andarmos com explicações sobre este produto, já que podemos resumir isto desta forma: Os Astro A30 Wireless são dos auscultadores mais bonnitos e confortáveis que experimentámos nos últimos tempos. Claro, o design é uma questão de gosto e a beleza é sempre diferente de pessoa para pessoa. No entanto, pessoalmente gosto do aspecto do modelo sem fios.

Visualmente, o novo A30 é relativamente simples e tem um aspecto relativamente compacto. No entanto, os lados exteriores dos auriculares chamam imediatamente a atenção em termos de design. Estes são, típicos para o fabricante, equipados com as chamadas “etiquetas de altifalante”. Estas são capas que pode substituir e até personalizar, se desejar, o que tendo em conta que é difícil fazer algo diferente da concorrência, permitir a personalização é uma forma de se diferenciar.

Por base, a Astro disponibiliza capas transparentes nos lados exteriores com o logótipo do fabricante à esquerda e o nome do produto à direita. Dependendo da incidência de luz, ângulo de visão e luminosidade, a cor muda de modo que o logótipo subjacente por vezes roxo, azul, dourado ou esverdeado. Apesar de alguns acharem que seja demasiado, sem dúvida que o mercado do gaming gosta disto.

No entanto, além deste pormenor, o resto do A30 Wireless é surpreendentemente discreto e comedido. Apenas a fita ligeiramente curva da cabeça se destaca como outro detalhe do design simples.

Os controlos e as portas estão localizados em ambos os lados dos auscultadores. No lado esquerdo, pode ligar o microfone e opcionalmente o cabo jack de 3,5 mm. No exterior, encontrará também um interruptor que lhe permite silenciar rapidamente o microfone.

A porta USB-C para carregamento está localizada na parte inferior direita, e um joystick quadrado e ranhurado está acima dele, que é responsável por ajustar o volume ou controlar a música, por exemplo. Acima disso, no interior, o fabricante coloca o botão de emparelhamento Bluetooth, enquanto que o botão de alimentação está no topo.

Basicamente, o design segue os padrões Astro, mas nas curvas a linguagem de design da Logitech G torna-se um pouco reconhecível.

Em termos de qualidade de construção, o fabricante conta com o plástico duro. No entanto, o Astro A30 Wireless sente-se definitivamente de alta qualidade e robusto. O lado superior da faixa de cabeça almofadada convence também com uma sensação agradável e áspera.

De acordo com a construção plástica, o auricular emite naturalmente um ligeiro cheiro de material após a primeira utilização. No entanto, este desaparece muito rapidamente. Também gosto do facto de o mecanismo de rotação dos auriculares e da faixa de cabeça serem relativamente rígidos e, portanto, não podem ser ajustados ou rodados acidentalmente.

Os Auscultadores são cobertos com uma almofada em pele de 2,4 cm de espessura e muito macia. O acolchoamento da faixa da cabeça é igualmente macio, com a combinação a proporcionar um bom conforto de uso com uma pressão de contacto moderada sobre as orelhas.

Funcionamento

Na prática, o Astro A30 Wireless é um verdadeiro produtos para tudo. Ligue o USB dongle ao PC ou PlayStation 4/5 ou Xbox Series X/S e One e está pronto para ir. O emparelhamento via Bluetooth, por exemplo com um smartphone, também funciona sem falhas e rapidamente. Em alternativa, os auscultadores podem também ser ligados a quase todas as fontes de áudio através de um cabo jack clássico de 3,5 mm.

No entanto, há uma desvantagem em termos de conectividade. Para poder utilizar o A30 sem fios com consolas PlayStation e Xbox, é necessário o transmissor USB apropriado do fabricante, por isso ao comprar a versão PlayStation, só pode utilizar os auscultadores com o Xbox via cabo se não comprar o dongle USB correspondente do Xbox e vice-versa.

Por outro lado, a dupla conectividade é novamente convincente. O A30 Wireless pode ser ligado via Bluetooth e o dongle USB ao mesmo tempo, permitindo a reprodução a partir de smartphone e PC ou consola. Uma terceira ligação, simultaneamente utilizável, pode mesmo ser adicionada através do cabo jack, se desejado.

Também se pode alternar entre as fontes actuais com o premir de um botão e até ajustar o respectivo volume entre duas fontes de áudio através da mistura de som. Isto funciona sem falhas na prática e revela-se muito prático. Apenas notamos a fala da possibilidade de ligarmos os Astro A30 Wireless a dois equipamentos bluetooth ao mesmo tempo, o que é uma pena.

O controlo também é muito bom. Aqui, o joystick de 4 vias está presente no próprio produto, que também funciona como um botão clicável. Premindo-o começa ou pausa a reprodução áudio, salta duas vezes para a canção seguinte, tripla para a anterior. Mantê-lo premido chama o respectivo assistente de voz do smartphone. Mova o joystick para cima ou para baixo para ajustar o volume. Para a esquerda e direita, pode alterar a mistura de duas fontes ligadas. Portanto, simples e intuitivo.

Bateria e duração

O fabricante promete mais de 27 horas de duração da bateria para o Astro A30 Wireless. Naturalmente, isto depende sempre da utilização, fonte de áudio, da qualidade e especialmente do volume. Na prática, no entanto, este valor pareceu realista, já que durante a minha utilização consegui sempre, pelo menos, 25 horas de utilização. E isto na transmissão quase sem latência com a ajuda do receptor USB, que, a propósito, utiliza a tecnologia LIGHTSPEED da Logitech. Se ligar apenas os auscultadores via Bluetooth, deverá obter mais algumas horas de tempo de funcionamento.

O carregamento via USB Type-C também é rápido. Uma carga completa de 0 a 100 por cento demora menos de duas horas.

Qualidade de áudio e microfone

Em termos de som, o A30 Wireless segue as normas habituais, pelo menos em termos de dados técnicos. Uma banda de frequência de 20 Hz a 20.000 Hz realizada por controladores de áudio de 40 mm. O Astro obtém realmente muito do hardware instalado. Os drivers são corajosos e oferecem uma mistura coerente, onde especialmente o baixo potente e a boa tridimensionalidade são convincentes.

É sem dúvida um som agradável que retrata com precisão explosões e sons exuberantes sem que estes se manifestem demasiado. O A30 Wireless também consegue diferenciar muito bem as frequências. Os médios apresentam-se agradáveis e claros, o que também torna os auscultadores bastante adequados para podcasts ou conteúdos com um foco nas vozes.

De referir que muitas destas definições podem ser personalizadas através da aplicação própria para smartphone e que permite alguma personalização.

Uma característica especial do Astro A30 Wireless também pode ser encontrada no microfone. Ou melhor, nos microfones. Pode-se usar o auricular com o microfone incorporado no interior, o que é particularmente adequado para a utilização em viagem. Ou pode ligar o microfone destacável de 15 cm de comprimento para melhorar a qualidade.

Embora a qualidade dos dois microfones esteja a um bom nível, a qualidade do microfone esperava que fosse melhor. Não considero que tenha má qualidade, mas pelo preço de 249€, esperava mais.

Ambos os microfones são suficientes para jogos e permitem uma comunicação clara, mas não muito mais.

Aplicação móvel Logitech G

A app Logitech G é gratuita para iOS e Android e se pretende gerir no computador, esqueça, pois não é possível.

O aplicativo oferece uma variedade de configurações e a opção de criar e guardar os seus próprios perfis. Na página de início claramente estruturada, pode, por exemplo, ver diretamente o estado da bateria, alterar o modo ou ajustar o volume. Também pode aceder aqui às opções avançadas. Pode adicionar três níveis de porta acústica ao microfone e ativar um tom lateral para se ouvir quando fala.

Em relação ao som, duas predefinições são armazenadas com antecedência. No entanto, é possível fazer e guardar as suas próprias definições usando o equalizador de 5 bandas. Também pode descarregar e instalar actualizações de firmware, e ajustar o temporizador que desliga automaticamente quando não estiver a ser utilizado.

Uma aplicação claramente estruturada e abrangente. Mas a razão pela qual não é possível fazer quaisquer configurações no PC e necessariamente recorrer a um dispositivo móvel deixa-me… surpreso.

Veredito: Astro A30 Wireless

O Astro A30 Wireless é muito competente. Antes de mais nada, convence com uma qualidade de áudio muito boa, um trabalho de alta qualidade e um design chique e simples. A duração da bateria é também mais do que impressionante.

A extensa conectividade é também convincente e permite ligar e utilizar até três fontes de áudio diferentes ao mesmo tempo, apesar de apenas permitir uma ligação bluetooth. Pessoalmente, também estou completamente satisfeito com o conforto de uso.

A qualidade do microfone é boa, mas fica um pouco aquém de outros produtos nesta gama de preço, sendo que esperava melhor qualidade. A aplicação móvel faz um bom trabalho de personalização dos auscultadores, embora eu tivesse gostado de ver as configurações também disponíveis no PC.

O Astro A30 Wireless já está disponível em Portugal, sendo que o preço é de 249€ e na Amazon está por pouco mais de 200€, um preço que considero justo tendo em conta a oferta em termos do produto e com um design de grande qualidade e premium.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui