Análise Huawei FreeBuds 4i: Review

Os auriculares FreeBuds Pro da Huawei provaram ser um dos grandes sucessos no mercado destes dispositivos em 2020, e a empresa chinesa Huawei desenvolveu uns novos com cancelamento de ruído ativo: o FreeBuds 4i.

Enquanto que os FreeBuds Pro buscavam conquistar o segmento premium do mercado de fones sem fios, os FreeBuds 4i, como o FreeBuds 3i antes deles, são projetados para enfrentar a vasta gama de auriculares disponíveis por apenas 80€.

Com ANC e modos de reconhecimento, duração da bateria intra-auricular para corresponder a praticamente qualquer um dos seus rivais e uma qualidade de som decente, eles certamente estão bem posicionados para se intrometerem na liderança do mercado.

blank

Conteúdo da embalagem e design

Os auriculares FreeBuds 4i vêm numa caixa lisa de cor branca. Eles estão disponíveis em branco, preto ou vermelho. Além dos auriculares em si, em três tamanhos (S, M e L), o estojo de carregamento possui um cabo USB.

Em termos de acabamento e aparência, os Huawei FreeBuds 4i são isentos de falhas e realmente são bastante elegantes, especialmente considerando o preço abaixo dos 100 euros.

As hastes são alongadas com bordas arredondadas, mas não são inteiramente iguais aos dos FreeBuds 3i. Elas são menos cilíndricas e foram achatadas, resultando num perfil mais aerodinâmico.

As secções principais dos botões também foram ajustadas para combinar melhor com o formato das orelhas dos utilizadores e, em relação ao ajuste e conforto, são excelentes. As pontas de silicone não colocam uma pressão indevida nos canais auditivos, o que é ótimo para sessões longas de escuta de músicas.

blank

Recursos e acústica

Os FreeBuds 4i encaixam-se confortavelmente e discretamente nos ouvidos. No entanto, eles não oferecem certificação IP para proteção contra água e suor. O controle por gestos de toque é confiável, embora limitado. Os modos ANC podem ser alternados com um toque longo, reproduzir/parar e os saltos para a frente nas músicas podem ser acionados com um toque único e duplo. Por outro lado, falta um controlo de volume. Se o utilizador tirar os FreeBuds 4i dos ouvidos, a reprodução será interrompida e retomada assim que sejam novamente colocados.

Os aspectos mais positivos são o baixo nível de ruído e a baixíssima interferência na imagem sonora. Tudo permanece como deveria e a ênfase comum nos médios não ocorre. Se você alternar para o modo de percepção, ou seja, adicionar os microfones externos, o nível de ruído aumentará conforme o esperado, mas terá uma comunicação melhor com o ambiente ao seu redor.

Ao mesmo tempo, estes auriculares soam menos artificiais do que alguns da concorrência. Em resumo, o cancelamento de ruído integrado com o modo de percepção é uma boa adição, mas não se deve esperar muito dele devido à afinação restrita.

blank

Desempenho

Após a escolha certa dos fones ao tamanho dos ouvidos do utilizador, os auriculares FreeBuds 4i encaixam-se firmemente nas orelhas. O isolamento do som ambiente é decente, o que é um requisito básico para que o cancelamento de ruído funcione bem.

O som, entregue via Bluetooth 5.2 via AAC para os drivers dinâmicos de 10 mm, é promissora: o ‘Artifice’ de Sohn, por exemplo, é poderoso e acentuado em clareza arejada. A mistura, com muitos truques eletrónicos, é bem reproduzida com imagens espaciais suficientes em profundidade e largura.

Na faixa de graves, um pouco mais de pressão seria desejável, mas a efervescência e o frescor deixam uma boa impressão. Os elementos de som cintilantes e fofos de Schiller, por exemplo, são reproduzidos da mesma forma, embora a faixa de graves um tanto estreita seja perceptível aqui também. Geralmente soa mais agudo e apertado, especialmente no limite de volume superior, onde se torna bastante desagradável.

A aplicação da Huawei em si não oferece nenhum controlo de som, mas se você usar o EQ do aplicativo Spotify, por exemplo, poderá ajustar o som de forma rápida e fácil às suas necessidades. A voz em ‘Willow’ de Taylor Swift aninha-se toda aveludada nos ouvidos do utilizador, e o baixo também é agradavelmente quente. O som é agradavelmente redondo e denso. Em músicas de rock, no entanto, o conteúdo do baixo não é suficiente. E nos médios, o caráter áspero de guitarras pesadas não se destaca.

blank

Chamadas e bateria

Graças ao sistema de cancelamento de ruído dos FreeBuds 4i e aos microfones embutidos, os telefonemas são bem inteligíveis, embora a eletrónica intervenha fortemente quando o nível de ruído aumenta e a voz é audivelmente distorcida, o que não é tão perceptível em ambientes mais silenciosos.

Em termos de duração da bateria, em operação contínua, a reivindicação é de dez horas, mas sete horas estão mais perto da realidade. Demora cerca de uma hora e meia a carregar totalmente.

Aplicação ‘Al-Life’

Para tirar o máximo proveito destes auriculares, vale a pena instalar a aplicação gratuita ‘AI-Life’, que está disponível apenas na Huawei App Gallery de um dispositivo atual e também só é capaz de reconhecer os FreeBuds 4i nesta versão, em contraste com a versão da Google Play Store, para exibir todas as funções.

A versão atual da App Store da Apple também não reconhece os FreeBuds 4i, mas a aplicação já está a resolver o problema. Isto em si não é um desastre, pois todas as funções podem ser controladas através dos próprios fones. No entanto, nenhuma atualização pode ser instalada, nem as funções de toque predefinidas podem ser alteradas.

Veredito: Huawei FreeBuds 4i

blank

Deve comprar os auriculares FreeBuds 4i da Huawei? Se o pop é o seu estilo de música favorita, irá realmente adorar a forma como o equalizador dos fones são ajustados. Um pouco mais de baixos seria ótimo, mas, deixando de lado essa fraqueza sonora, os FreeBuds 4i são acusticamente satisfatórios.

Eles também são extremamente confortáveis, duram a maior parte do dia com uma única carga, têm resistência à água IPX4 e o seu cancelamento de ruído ativo é decente para uns auriculares por apenas 80€.

Considerando tudo, os FreeBuds 4i são um par atraente e acessíveis de auriculares ANC. No mercado cada vez mais competitivo dos fones de ouvido, especialmente no segmento de baixo custo, este dispositivo da Huawei tem tudo para se destacar nas preferências dos consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here