A Amazon assinou um acordo para adquirir a iRobot, a fabricante dos aspiradores de robôs Roomba. O acordo está avaliado em US$ 1,7 bilhão, e a Amazon irá adquirir a iRobot por US$ 61 por ação numa transação totalmente em dinheiro.
“Os clientes adoram os produtos da iRobot e estou animado para trabalhar com a equipa da iRobot para inventar novas maneiras de tornar a vida dos clientes mais fácil e agradável”, diz Dave Limp, vice-presidente sénior da Amazon Devices. Ainda não está claro como a iRobot será integrada à Amazon assim que o acordo for finalizado pelos reguladores, mas a Amazon pretende manter Colin Angle como CEO da iRobot.
A iRobot projeta aspiradores robóticos desde 2002 e já vendeu milhões dos seus populares aspiradores Roomba. No início deste ano, a iRobot lançou o seu mais recente iRobot OS, uma plataforma alimentada por IA para os seus aspiradores. O iRobot OS foi projetado para diferenciar os produtos Roomba dos concorrentes com os recursos de software adicionais, à medida que o espaço de limpeza do robô se torna cada vez mais competitivo.
Embora a Amazon não detalhe os seus planos para o iRobot, as sinergias com os seus outros produtos domésticos inteligentes são bastante claras. A Amazon lançou o seu robô doméstico inteligente Astro por US $ 999 no ano passado.
O robô doméstico pode mapear as plantas, ouvir comandos para se mover entre as salas e até reconhecer vários rostos. Este robô é muito parecido com a Alexa, ele responde a perguntas, toca música e mostra coisas como o clima. O sistema operativo mais recente da iRobot pode não ser montado num Alexa, mas é igualmente ambicioso, este tem com objetivo obter uma melhor compreensão de uma casa através da IA e de outros recursos inteligentes e, em seguida, estender a outras áreas da casa.
A combinação da Roomba, Alexa, campainhas Ring e outros produtos domésticos inteligentes da Amazon irá oferecer à empresa uma quantidade incrível de dados numa casa inteligente moderna. Isso naturalmente irá levar a ainda mais perguntas sobre a privacidade e o controlo da Amazon sobre o mercado doméstico inteligente.
Fonte: Amazon