O lançamento de um novo Smartphone é sempre um momento de grande expetativa por parte da comunidade digital, ainda para mais quando se trata de uma promessa de novas tecnologias a utilizar e grande revolução de hardware. Foi desta expetativa e entusiasmo que Chad Leon Sayers se aproveitou.
Chad Sayers um homem natural de Utah (Estados Unidos da América), divulgou com a intenção de angariar investidores, o lançamento de um smartphone que seria um “Iminente sucesso de milhares de milhões de euros”.
Esta publicidade rendeu mais de dez milhões de dólares (aproximadamente oito milhões e quinhentos mil euros) que foram utilizados para pagamentos de créditos e dívidas antigas bem como para pagar supostos ganhos a investidores mais antigos. Esta atividade, de pagamento aos investidores mais antigos com o dinheiro dos novos é o conhecido Esquema Ponzi.
Segundo a Procuradoria dos Estados Unidos da América, tal atividade traduz-se num crime de fraude fiscal agravado pelo facto de como despesas Chad Sayers enumerou supostos alugueres de escritórios, processos judiciais , compras e honorários de advogados.
No relatório divulgado, este esquema começou em 2006 através das redes sociais, campanhas de correio eletrónico, folhetos informativos e chamadas telefónicas. Em 2009 foi lançada a primeira imagem do suposto “Saygus V2”.
Já há vários anos que a justiça norte-americana recolhe provas deste esquema com os mais de trezentos investidores que foram enganados e viram a totalidade ou quase totalidade do dinheiro investido desaparecer sem que houvesse um real projeto. A primeira sessão do julgamento está marcada para dia 30 de agosto deste ano, sendo que se adivinham várias sessões para que este processo seja dado por terminado.
Este é um exemplo de esquemas que têm vindo a ser mais comuns na era digital. Este é particularmente peculiar tratando-se não de produtos digitais mas sim de um pseudo lançamento de um produto físico.
Fonte: The Verge