A Motorola tem um novo colar 5G projetado para alimentar os fones de ouvido VR e AR leves, como os óculos inteligentes ThinkReality A3 da empresa controladora Lenovo, conforme anunciado hoje pela empresa.
O colar é parecido com um grande cordão de plástico e está equipado com um processador Snapdragon 8 Gen 1, uma bateria de 5.000mAh, um touchpad, slot para cartão SIM, alto-falantes e uma variedade de sensores, incluindo um giroscópio e acelerômetro. A Motorola diz que é parceira da Verizon em relação a este colar e que é capaz de se conectar à rede 5G mmWave da operadora.
A ideia é que a faixa para o pescoço, para a qual a Motorola não fornece um nome oficial de produto, possa atuar como cérebro e força para um fone de ouvido VR ou AR conectado.
Por exemplo, os óculos inteligentes ThinkReality A3 da Lenovo geralmente são projetados para serem alimentados por laptops, mas usá-los com uma faixa para o pescoço pode torná-los muito mais portáteis, semelhante às tentativas de alimentar fones de ouvido AR e VR usando smartphones.
Pelas imagens da imprensa, o colar em estilo de cordão parece um pouco inútil, semelhante aos vários alto-falantes de faixa de pescoço que apareceram ao longo dos anos. Mas a Motorola cita especificamente os utilizadores corporativos como um dos seus principais clientes-alvo.
Num comunicado, o vice-presidente de tecnologia de dispositivos da Verizon, Brian Mecum, menciona “treino desportivo e experiências de fãs, além de tornar os cinemas de realidade virtual escaláveis”, como alguns dos possíveis casos de uso da fita para o pescoço.
Embora as suas imagens promocionais mostrem o colar 5G sendo usada com os óculos ThinkReality A3 da Lenovo, existe relatos que também foi projetado para funcionar com outros óculos inteligentes. É supostamente compatível com a plataforma Snapdragon VR da Qualcomm, a Interface de Driver de Rede Remota da Microsoft e também possui portas USB-C e DP1.4.
Não existe informações sobre quanto irá custar o acessório, nem quando estará disponível ou quem serão os seus primeiros clientes corporativos. Mas Brian Mecum, da Verizon, disse que a empresa está a conversar com os parceiros no espaço de vendas, ligas desportivas e educação.