Especialistas alertam: IA pode ser usada de forma criminosa

blank

Um estudo publicado na passada quarta-feira lança o alerta: a Inteligência artificial poderá ser um potencial alvo dos hackers. O estudo contou com a participação de cientistas das universidades de Cambridge, Oxford e Yale bem como especialistas militares e de segurança e privacidade.

Os especialistas afirmam que a rápida evolução da inteligência artificial poderá elevar os riscos de ataques por ciberpiratas, que poderão ser a causa de actos maliciosos tais como acidentes de automóveis autónomos,transformar drones comerciais em armas ou desenvolver ataques automáticos de pirataria. Os investigadores garantem conhecer as inúmeras vantagens da IA, mas alertam para a falta de informação sobre as causas maliciosas que esta poderá servir. A pesquisa indica ainda problemas como o desemprego, que poderá surgir quando as empresas começarem a utilizar robots inteligentes ao invés da mão de obra humana.

Este é um estudo que deve ser levado a sério já que algumas previsões passadas tornaram-se realidade. Os estudos previam que a IA poderia ser usada para criar vídeos falsos realistas com entidades públicas que poderiam ser usados para propaganda. O ano passado também foi marcado pela falsa pornografia que resultou do fabrico de imagens falsas de fotografias de celebridades em corpos falsos.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here