Zoom retirou temporariamente Giphy das suas funções de chat

Esta funcionalidade estará de volta depois de melhorias quer a nível técnico quer a nível de segurança.

Para quem não saiba ou ainda não se tenha dado conta, a Zoom desabilitou de forma temporária a integração da plataforma GIF Giphy no seu chat, isto porque é necessário implementarem medidas não só técnicas como de segurança adicionais. Só depois de isto estar feito é que a Zoom pode voltar a reactivar aquela função.

Apesar de não se saber ao certo o porque desta remoção, mesmo que temporária, sabe-se que terá a ver com as ultimas actualizações a nível de segurança da plataforma, que inclui limites de compartilhamento de tela, mudanças nas funções de muting e unmuting e até restrições no login em reuniões de múltiplos dispositivos.

Esta alteração vem no seguimento do Facebook ter adquirido o Giphy pela modica quantia de 300 milhões de dólares, com a ideia de o integrar no Instagram. Escusado será dizer que esta aquisição pode parte do Facebook vai afectar as integrações da Giphy com as outras plataformas, como por exemplo, Twitter, TikTok e iMessage, claro que todas elas concorrentes do Facebook. Mas issto ainda não está muito claro, pois como é bem sabido o Facebook tem tido grandes problemas no que toca à privacidade e à segurança.

Sabe-se que aquando da aquisição por parte do Facebook, os GIFs da Giphy não estavam a usar qualquer tipo de rastreamento incorporado, e que a sua API não tinha qualquer acesso aos dados dos seus utilizadores.

A Zoom também não ficou imune a problemas de segurança, ainda para mais devido ao aumento da demanda devido à pandemia do coronavírus, com as pessoas a estudar e a trabalhar a partir de casa.

Os novos recursos até podem ser giros e interessantes de serem usados, mas primeiro há que ver as questões de segurança, ainda para mais nesta nova realidade que estamos a viver.

Fonte: The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here