Zoom remove código de compartilhamento de dados após polêmica

Após a revelação da Motherboard na sexta-feira (27 de março) de que o Zoom estava compartilhando informações do usuário com o Facebook por meio do aplicativo iOS , o popular serviço de videoconferência lançou uma atualização para os usuários do iOS.

O Zoom removeu o código de compartilhamento de dados do aplicativo, informando ao Motherboard em uma declaração que o recurso ‘Login com o Facebook’ foi implementado “para fornecer aos nossos usuários outra maneira conveniente de acessar nossa plataforma”.

Esse recurso de login – encontrado em vários aplicativos – é aplicado usando um SDK do Facebook (kit de desenvolvimento de software) que conecta os usuários do aplicativo à API Graph (Interface de programação de aplicativos) do Facebook quando o aplicativo é iniciado. O SDK pode compartilhar informações com terceiros, mesmo se um usuário não tiver uma conta de mídia social no Facebook.

O Facebook exige que os fabricantes de aplicativos compartilhem essas informações com os usuários nas políticas de privacidade, no entanto, a Zoom não fez menção explícita de que a empresa de mídia social teria acesso aos dados do usuário se não houvesse uma conta vinculada.

Ficar atualizado

Zoom diz que “recentemente soube que o SDK do Facebook estava coletando dados desnecessários do dispositivo” e que removeu o código e que uma versão atualizada do aplicativo para iOS já está disponível na App Store.

De acordo com a declaração de Zoom à placa-mãe, o aplicativo não compartilhou informações confidenciais, como nomes de usuários, e-mails e números de telefone, mas “incluiu dados sobre os dispositivos dos usuários, como tipo e versão do sistema operacional para dispositivos móveis, fuso horário do dispositivo, sistema operacional, modelo e portadora de dispositivo, tamanho da tela, núcleos do processador e espaço em disco “. Isso coincide com as descobertas da placa-mãe da semana passada.

Desde então, a placa-mãe experimentou o aplicativo iOS atualizado e descobriu que o Zoom parou de enviar dados para o Facebook quando o aplicativo foi lançado.

Na seção ‘Novidades’ do aplicativo, o Zoom diz que, apesar de o SDK do Facebook ser removido, os usuários ainda poderão fazer login com suas contas do Facebook, se tiverem uma. Os usuários foram recomendados para atualizar o aplicativo para ativar as alterações.

Zoom pediu desculpas pela “supervisão” e a empresa diz que “leva a privacidade de seus usuários extremamente a sério”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui