A Zome, mediadora imobiliária 100% nacional, integrou uma ferramenta de inteligência artificial do ChatGPT no motor de pesquisa do seu site oficial zome.pt. Em nota enviada à imprensa lê-se que, deste modo, a Zome se tornou na primeira rede imobiliária a integrar esta ferramenta na pesquisa de imóveis. No site da Zome, esta funcionalidade decorre através de um processo de fine-tuning.
Esta funcionalidade vai permitir aos clientes nacionais e internacionais uma interação com o modelo de pesquisa de imóveis em linguagem natural, no seu próprio idioma e com requisitos específicos, “de forma a obterem sugestões personalizadas de imóveis, num formato mais ágil de pesquisa”, esclarece a nota.
A nova funcionalidade foi desenvolvida pelo departamento de Innovation & Research da Zome, no qual colaboram profissionais da própria empresa, parceiros estratégicos nacionais e internacionais, e centros de desenvolvimento de instituições académicas. Esta ferramenta tem já planeada uma segunda fase e, nas próximas semanas, o modelo vai evoluir, por forma a dar respostas ainda mais personalizadas ao consumidor.
“Através da inovação, estamos a impulsionar a humanização e personalização na interação com os nossos clientes. A integração de tecnologias avançadas, como o modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, representa um avanço significativo na simplificação dos processos, utilizando linguagem natural. Esta nova funcionalidade é mais do que uma melhoria, é o espelho do nosso ADN, tornando as interações de pesquisa não só mais naturais, mas também mais convenientes”, reforça Patrícia Santos, CEO da Zome.
De recordar que a Zome já tinha inovado ao fazer a primeira escritura pública de uma casa em criptomoedas na Europa, a desenvolver a primeira plataforma imobiliária europeia com transações em criptoativos e na abertura do primeiro hub imobiliário no metaverso.
A imobiliária ganhou este ano o Prémio Nacional da Inovação na categoria Tecnologias – Web 3.0, uma iniciativa do BPI, Claranet e Negócios.