YouTube vai permitir a criadores de conteúdo terem subscrições pagas

O YouTube anunciou na quinta-feira que criadores de conteúdo com mais do que 100.000 subscritores na sua plataforma poderiam iniciar clubes de fãs pagos no serviço.

Esta é uma das várias medidas que o YouTube pretende adoptar no futuro próximo para diversificar as fontes de rendimento da plataforma e dos seus criadores de conteúdo. O objectivo é reduzir a dependência em anúncios.

Youtube alerta-te quanto tempo estás na aplicação

A dependência em relação a anúncios tem limitado o conteúdo

As empresas que compram espaço de anuncio no YouTube colocam biliões de dólares na plataforma todos os anos. Todo este investimento tem colocado um enorme poder nestas empresas que, cada vez mais, pretendem ditar as regras de que tipo de conteúdo pode ser monetizado ou não.

O facto de as empresas estarem a retirar os seus anúncios de algum tipo de conteúdo significou que muitos criadores de vídeos viram as suas receitas descer a pique ao longo do último ano. Assim sendo, o director sénior de gestão de produtos do Youtube, Rohit Dhwan, referiu à Reuters que o YouTube quer oferecer novas ferramentas de subscrição paga e de venda de merchandise para dar mais controlo aos donos dos canais.

Dhawan referiu que o YouTube ficará com $1.5 dólares de cada $5 dólares das subscrições pagas de modo a justificar os recursos envolvidos. “O número de engenheiros que temos a trabalhar nisto não é porque pensamos que existe algo aqui. Nós sabemos que existe algo aqui”. O YouTube está a levar a sério a criação de métodos alternativos de monetização que não passem por publicidade.

O objectivo do YouTube é gerar mais receitas para a sua plataforma ao mesmo tempo que diversifica o tipo de conteúdo que pode gerar receita.

Estas ferramentas já estão disponíveis para alguns YouTubers, que são os primeiros a testar estas funcionalidades. Não existe data de lançamento geral destas ferramentas, mas espera-se que deverá ocorrer no futuro próximo.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui