Youtube: Rússia impõe nova multa de 365 milhões à Google

A Rússia impôs uma multa de quase US$ 365 milhões (21,1 bilhões de rublos) ao Google por não ter excluído vários vídeos do YouTube que vão contra as leis do país, conforme relatado pela Reuters.

Foi através de comunicado de imprensa traduzido que o regulador de comunicações russo Roskomnadzor afirmou que o YouTube não seguiu as ordens para remover “conteúdo proibido”, que inclui vários vídeos a “promover o extremismo e o terrorismo”, bem como informações supostamente falsas sobre a guerra na Ucrânia.

Em março, o Roskomnadzor ameaçou cobrar ao Google pela sua falha em remover os vídeos “ilegais” do YouTube, afirmando que a taxa iria começar em 8 milhões de rublos (~$94.675 USD na época), com a possibilidade de subir para 20% da sua receita anual do Google. Os 21,1 bilhões de rublos refletem uma parte do faturamento anual do Google na Rússia, mas ainda não está claro se o Google irá realmente pagar essa multa. Até hoje o Google não respondeu a nenhum pedido de esclarecimento efetuado pelos mídia.

O Google anunciou em maio que a sua filial na Rússia iria declarar falência, afirmando que as autoridades governamentais apreenderam os seus ativos no país e que seria “insustentável” manter a filial funcional. A subsidiária russa da gigante das buscas entrou com um pedido de falência no mês passado.

A Rússia e o Google já se desentenderam anteriormente. Em dezembro do ano passado, a Rússia multou o Google em US $ 100 milhões por mais uma vez não excluir conteúdo proibido. As relações voltaram a ficar problemáticas novamente após a invasão da Rússia na Ucrânia.

Como muitas outras empresas de tecnologia, o Google isolou os clientes russos de vários serviços, interrompendo a venda de anúncios no Google, desmonetizando os canais do YouTube pertencentes à mídia estatal russa e impedindo o acesso a esses mesmos canais.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui