YouTube paga milhares a principais estrelas para promover as suas novas funcionalidades similares ao Twitch

O YouTube quer oferecer mais funcionalidades aos criadores de conteúdo e mais interactividade aos utilizadores. Devido à competição de outras plataformas, o YouTube também está a arranjar novas formas de monetização para os seus canais.

De acordo com a Bloomberg, o YouTube está a oferecer milhares de dólares a alguns dos principais canais para utilizarem e promoverem as funcionalidades de donativos e de subscrições pagas introduzidas no início deste ano. Para além de promover as novas funcionalidades, o YouTube quer garantir que os seus principais canais não fogem para site como o Twitch.

Super Chat, o sistema de donativos

O Super Chat foi introduzido em Janeiro deste ano e permite a quem estiver a ver um live stream dar um donativo ao vivo. Em troca, o seu comentário aparecerá em grande no ecrã, com a duração a depender do tamanho do donativo. É similar à funcionalidade que já existe à mais tempo no Twitch.

No entanto, esta funcionalidade não tem sido muito utilizada. Um dos principais motivos poderá ser a taxa imposta pelo YouTube: 30% de todos os donativos ficam para a Google, o que torna o sistema pouco apelativo para muitos criadores de conteúdo.

O sistema de subscrição mensal

Para além de pagar a estrelas do YouTube para promover o sistema de donativos, a plataforma também se encontra a promover o seu serviço de subscrições. Este serviço é também ele similar às subscrições a canais da Twitch.

Promover dois sistemas que ainda não tiveram adesão

A plataforma espera assim conseguir uma maior adesão a duas funcionalidades que até agora não tiverem a aderência que a Google esperava. E para além de uma maior aderência a estas funcionalidades, ao incentivar as principais estrelas, o YouTube espera também manter a sua fidelidade à plataforma, temendo um possível esvaziamento dos seus principais nomes para o Twitch e tentando recriar métodos de financiamento estilo Patreon.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui