O YouTube está a testar um novo recurso que permite aos utilizadores bloquearem os ecrãs para evitar tocar acidentalmente nalgum botão e interromper o vídeo.
O “ecrã de bloqueio” desativa a entrada por toque, portanto, quando os utilizadores premium estiverem a ver um vídeo no modo de ecrã cheio, não têm de se preocupar com a questão de acidentalmente pararem ou saltarem para outro vídeo sugerido inadvertidamente. Os utilizadores que tiverem acesso ao teste podem tocar no ícone das definições no canto superior esquerdo do ecrã para ativar a funcionalidade só disponível para assinantes Premium selecionados em dispositivos Android e iOS.
O YouTube está a dar até 30 de julho para se experimentar o novo recurso. O convite pode ter chegado à página inicial do YouTube.
A novidade é semelhante à que fora lançada pela Netflix em 2020. A app móvel da Netflix introduziu o bloqueio de ecrã, que permite que os assinantes toquem num ícone de cadeado na parte inferior para desativar a exibição de botões como reproduzir e pausar, o que ajuda a evitar a interrupção da reprodução ou a rotação das legendas por engano.
O YouTube está a levar a cabo vários outros testes neste momento, incluindo uma maneira de limitar o uso de bloqueadores de anúncios, avisando os utilizadores de que o player de vídeo será bloqueado após três vídeos, a menos que desative o bloqueador de anúncios. A empresa também está a considerar uma oferta de jogos online que tornaria possível jogar através do site ou na aplicação do YouTube.
Outra novidade recente para os assinantes do YouTube Premium é que agora podem ganhar distintivos da plataforma com base no uso e no alcance de metas específicas. Segundo o YouTube, há diversos emblemas que podem ser conquistados dentro da plataforma, conforme a utilização que o assinante dá ao que tem ao seu dispor.
Por exemplo, assinantes que ouvem muitas músicas no YouTube Music podem ser contemplados com o selo “Ouvinte de ouro”. Já membros antigos ganham a distinção de pertencer ao “clube dos 10 milhões”.
Fonte: Tech Crunch