Youtube agora mostra quanto tempo o usuário passou assistindo vídeos

A ideia de “bem-estar digital” vem sendo adotada por diversas empresas de tecnologia. No começo deste mês, Facebook e Instagram anunciaram uma ferramenta que alerta sobre a quanto tempo o usuário está usando as redes sociais.

Agora, chegou a vez do Youtube. A empresa da Google começou a disponibilizar estatísticas de quantos minutos (ou horas) você tem gastado assistindo vídeos na plataforma. A novidade foi liberada para o aplicativo do Youtube no Android e iOS, no entanto, a ferramenta está sendo distribuída gradativamente, ou seja, pode demorar alguns dias para atingir a todos os usuários.

A seção “tempo assistido” pode ser acessada tocando na imagem de perfil no canto superior direito do aplicativo. Por lá, será possível verificar a média diária de tempo gasto no Youtube, bem como os minutos assistidos hoje, ontem ou nos últimos sete dias. De acordo com a Google, o histórico também levará em consideração os acessos no computador, tablet, TV e console.

Além disso, quando um vídeo for removido do histórico de visualização, ele não será incluído nas estatísticas. O mesmo vale caso o usuário use o modo de navegação anônimo ou não realize o login.

A aba “tempo assistido” também possui uma opção para adicionar um lembrete alertando sobre a necessidade de uma pausa. Basta ativar o “lembrete para fazer uma pausa” e escolher um limite de tempo (horas ou minutos), com intervalos de 5 em 5 minutos.

No mesmo lugar, é possível desativar por completo a reprodução automática, que como o próprio nome sugere, inicia outro vídeo recomendado logo após o usuário finalizar o que estava assistindo – algo que torna o Youtube tão “viciante” para alguns.

Se você recebe muitas notificações do Youtube, agora é possível limitar o envio de apenas uma por dia em um horário pré-programado, tocando em “resumo programado” e selecionando o horário. Lembrando que este recurso também já existia no aplicativo do Youtube, mas o mesmo estava localizado em outro menu.

Durante a conferência I/O, a Google apresentou uma série de medidas relacionadas ao bem-estar digital para combater vícios em tecnologia. O Android Pie, por exemplo, possui recursos que desestimulam o uso smartphone à noite.

Fonte: YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here