Yandex anuncia carro russo sem condutor

Red Magic 5G

A CES este ano teve vários lançamentos interessantes. Entre robots, telemóveis, aplicações e veículos podemos encontrar um carro que russo que não necessita de condutor.

A Yandex, empresa russa, experimentou a sua invenção (um carro que não necessita de condutor) nas ruas de Las Vegas. O carro em questão trata-se de um Toyota Prius. Este carro está cheio de sensores e com um computador no porta bagagens. Pode ser uma situação cheia de medos e nervos estar dentro de um carro sem qualquer tipo de condutor ou mesmo alguém sentado ao volante por questões de segurança, especialmente a 64km/hora e com pessoas a andar pelas ruas movimentadas de uma cidade sempre cheia de vida. Durante os testes realizados nas ruas de Las Vegas, o engenheiro Alexei esteve sentado no banco da frente do passageiro para avaliar o desempenho do carro (não é o banco do condutor mas sempre está mais perto do volante).

Durante a condução em Las Vegas e ultrapassadas a velocidade de 64 km/h, o carro ter mudado de faixa e terem deixado as ruas mais movimentadas por peões sem qualquer ajuda humana, consegue-se afirmar que o carro realmente é autónomo.

Yandex, considerado a Google russa do oeste, tem negócios em várias áreas mas que a maioria do lucro ainda vem de motores de busca que tem cerca de 60% no mercado russo. A empresa começou na área da dos carros sem condutor em 2016 e conseguiu por  um veiculo nas ruas em dezembro de 2017. Até julho de 2019 os veículos já totalizaram cerca de 2.4 milhões de km de condução autónoma. Os veículos a Yandex já são usados no serviço de boleia partilhada de Moscovo. Existem passageiros que usam uma aplicação para irem para a universidade, correios ou supermercado. As pessoas começaram a sentir-se mais seguras e começaram a usar mais o serviço em questão.

Ficaremos a aguardar quando chega a Portugal um carro sem condutor.

Fonte: BBC10

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here