Yandex anuncia carro russo sem condutor

A CES este ano teve vários lançamentos interessantes. Entre robots, telemóveis, aplicações e veículos podemos encontrar um carro que russo que não necessita de condutor.

A Yandex, empresa russa, experimentou a sua invenção (um carro que não necessita de condutor) nas ruas de Las Vegas. O carro em questão trata-se de um Toyota Prius. Este carro está cheio de sensores e com um computador no porta bagagens. Pode ser uma situação cheia de medos e nervos estar dentro de um carro sem qualquer tipo de condutor ou mesmo alguém sentado ao volante por questões de segurança, especialmente a 64km/hora e com pessoas a andar pelas ruas movimentadas de uma cidade sempre cheia de vida. Durante os testes realizados nas ruas de Las Vegas, o engenheiro Alexei esteve sentado no banco da frente do passageiro para avaliar o desempenho do carro (não é o banco do condutor mas sempre está mais perto do volante).

Durante a condução em Las Vegas e ultrapassadas a velocidade de 64 km/h, o carro ter mudado de faixa e terem deixado as ruas mais movimentadas por peões sem qualquer ajuda humana, consegue-se afirmar que o carro realmente é autónomo.

Yandex, considerado a Google russa do oeste, tem negócios em várias áreas mas que a maioria do lucro ainda vem de motores de busca que tem cerca de 60% no mercado russo. A empresa começou na área da dos carros sem condutor em 2016 e conseguiu por  um veiculo nas ruas em dezembro de 2017. Até julho de 2019 os veículos já totalizaram cerca de 2.4 milhões de km de condução autónoma. Os veículos a Yandex já são usados no serviço de boleia partilhada de Moscovo. Existem passageiros que usam uma aplicação para irem para a universidade, correios ou supermercado. As pessoas começaram a sentir-se mais seguras e começaram a usar mais o serviço em questão.

Ficaremos a aguardar quando chega a Portugal um carro sem condutor.

Fonte: BBC10

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here