Xiaomi, Oppo e Vivo juntam-se para criar um sistema de partilhar similar ao AirDrop

Três das maiores fabricantes de smartphones da China estão a trabalhar juntas em um novo sistema de transferência de ficheiros sem fio que funcionará entre os seus respectivos dispositivos. O MIUI da Xiaomi, o ColorOS da Oppo e o FuntouchOS da Vivo – todos baseados no Android – integrarão o sistema peer-to-peer, de acordo com uma publicação no WeChat feita pela conta oficial da Xiaomi.

O protocolo usará Bluetooth para emparelhar dispositivos e deverá ser capaz de transferir os ficheiros a velocidades até 20MB/s, o que sugere que ele usa WiFi, um sistema similar ao AirDrop da Apple. A publicação da Xiaomi convida outros fabricantes de smartphones a juntarem-se a este grupo neste novo sistema. Uma versão beta do serviço deve ser lançada até o final deste mês.

O Google já tentou lançar serviços similares ao AirDrop para o Android no passado, mas sem grande sucesso. O Android 4.0 de 2011 incluía o Android Beam, que dependia de NFC para o emparelhamento de dispositivos e, mas segundo as versões Beta, o sistema está a ser removido no Android Q. A mais recente aplicação Files by Google da Google (originalmente Files Go) oferece transferência de arquivos através de Bluetooth, enquanto o próprio Android Q integra Funcionalidade “Fast Share”.

O Fast Share é um recurso do Google Play Services, que provavelmente explica por que a Xiaomi, a Oppo e a Vivo estão a trabalhar juntas para criar a sua própria versão. As três empresas respondem por cerca de metade do mercado chinês de smartphones – 49% no último trimestre, de acordo com dados recentes da Counterpoint Research – o que significa que eles têm uma enorme base de utilizadores a rodar versões do Android que não são do Google. A maior questão é se a Huawei, que conquistou 34% do mercado sozinha no último trimestre, pode se sentir tentada a embarcar nesta via, já que, como sabemos, os serviços da Google estão bloqueados na China e, por esse motivo, o Fast Share não irá funcionar naquele país asiático.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here