Xiaomi foi a melhor na Europa em 2020

De acordo com os mais recentes dados publicados pela Counterpoint Research, ao longo de 2020 a Xiaomi conseguiu um crescimento de 90% face ao ano anterior. Em contrapartida, a Samsung perdeu 12% e a Apple ficou por apenas 1%. A grande queda foi apresentada pela Huawei que perdeu um total de 43%.

Já há muito tempo que a Xiaomi se afirmou como uma das mais importantes fabricantes de smartphones do mundo. No entanto, essa importância nem sempre se traduziu em números, mantendo-se muito longe de rivais como a Huawei, Apple e Samsung. Com a sua atual aposta nos vários mercados europeus os resultados começaram a surgir.

Se, por um lado, a gigante chinesa parece não ter planos para abrandar, as suas rivais começam gradualmente a perder “fôlego”. As vendas foram particularmente boas em Espanha e na Itália.

Apesar do crescimento da Xiaomi, a Realme conseguiu ser novamente a fabricante de smartphones que mais cresceu em 2020.

No entanto, é importante realçar que apesar do grande trabalho que está a ser feito, é “mais fácil” crescer a este ritmo quando a presença no mercado é muito pequena. Independentemente da perspetiva, a Realme terminou 2020 com um crescimento de 1,083%, voltando a superar todas as expectativas.

Na totalidade, vemos que o mercado europeu de smartphones caiu 14% no volume de telefones vendidos. Foi um dos piores anos para a indústria, com a quebra provocada pelo impacto da pandemia da COVID-19 na economia europeia.

Constata-se que tanto a Samsung como a Apple conseguiram manter-se no topo, mas não conseguiram aproveitar o vazio deixado pela Huawei. Em 2020, a quota de mercado europeu da Samsung e Apple combinadas situa-se nos 54%.

A Apple só viria a recuperar o fôlego com o lançamento da gama iPhone 12 nos últimos meses de 2020, uma linha de produtos muito bem recebida e que estancou a derrapagem da marca para 1%. A Samsung viu a sua quota de mercado a cair 12%.

De destacar também o rápido crescimento da Oppo na Europa. A fabricante pertence ao conglomerado BBK Eletronics, tal como a OnePlus e Realme, mas foi a Oppo quem mais cresceu no nosso mercado. A tendência deverá manter-se em 2021.

Fonte: Counterpoint Research

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here