Xiaomi Film Festival com curtas feitas em smartphones

A segunda edição do Xiaomi Film Festival que teve como tema “For you, the world”, já divulgou os filmes que resultaram da “criatividade sem limites dada aos seus utilizadores”.

“Para ti, o mundo” foi o mote para o evento deste ano numa tentativa de demonstrar que todos têm momentos, emoções e histórias nas suas vidas “que merecem ser gravadas e partilhadas com o mundo”, descreve a marca.

Dar a conhecer novas formas de explorar a produção cinematográfica foi o objetivo de um evento dedicado a curtas-metragens produzidas utilizando smartphones Xiaomi. A intenção é também demonstrar que qualquer pessoa em qualquer lugar pode fazer uma “curta” com qualidade.

Xiaomi Film Festival

O festival deu a possibilidade de mostrar obras de vários cineastas oriundos de todo o mundo, como o caso do Xiaomi Creator Eduardo Ohara, a realizadora e graduada pelo American Film Institute (AFI) Amelie Wen, bem como o reconhecido e oscarizado cineasta James Lucas.

“Para nós, o Xiaomi Film Festival teve sempre como objetivo celebrar o melhor do cinema móvel e dar aos cineastas e criadores de todo o mundo uma plataforma e ferramentas para explorar esta excitante fronteira da produção cinematográfica”, refere Steven Senshan, Diretor dos Estúdios Xiaomi, em nota enviada à imprensa.

Filme de estreia: “A Fénix de Gloucester” pelo cineasta oscarizado James Luca

Lucas retrata “For you, the world” numa história calorosa e tocante entre o protagonista Charlie, um jovem escritor perdido, e o seu avô, que se aproxima do fim da sua vida. Depois de ter sido enviado em missão pelo seu avô para encontrar “A Fénix”, Charlie vive intensamente as memórias do avô e esta viagem torna-se transformadora dentro do círculo eterno da vida.

Xiaomi Creator Film: “Blooming”, de Eduardo Ohara

Para o segmento Xiaomi Creator do festival, este ano a Xiaomi convidou o cineasta brasileiro Eduardo Ohara a partilhar o seu ponto de vista sobre “To you, the world”. O filme conta a história de uma escritora chamada Sara, que, a sofrer várias pressões, não está a conseguir escrever a sua segunda obra. Para “desajudar” o seu sobrinho chega para uma visita inesperada. Tia e sobrinho não podiam ser mais diferentes, mas é isso que acaba por mudar a vida de Sara.

Rising Filmmaker Film: “Elaine & Mike” de Amelie Wen

A realizadora e licenciada pelo AFI, Amelie Wen, foi convidada a experimentar a realização de filmes móveis pela primeira vez e partilhar a sua perspetiva sobre “For you, the world”. Após um longo tempo separados, dois amantes reencontram-se e, felizes, percebem que estão a prosperar nas suas vidas atuais.

O festival deste ano contou ainda com experiências e eventos cinematográficos na sua programação, incluindo um documentário sobre a evolução da imagem móvel, bem como discussões livestream com convidados especiais mergulhando na magia do cinema e da tecnologia. De recordar que a primeira edição do Xiaomi Film Festival se realizou em agosto de 2021.

Xiaomi Studios é uma iniciativa cinematográfica criada pela Xiaomi. É uma plataforma para os talentosos “Xiaomi Creators” (Criadores Xiaomi) de todo o mundo, e proporciona uma oportunidade para os interessados avançarem na realização de filmes móveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui