Xbox Series X: a Microsoft divulgou novas informações de hardware

Red Magic 5G

O lançamento ao público das consolas de nova geração está prevista para breve, durante o período que antecede o natal. Sony e Microsoft já deram mais que provas de existência — a Microsoft afirma estar pronta para anunciar oficialmente o modelo, a Sony, por seu lado, ainda não deu grandes detalhes acerca do seu produto.

Assim, neste sentido, a Microsoft tem publicado diversos vídeos no seu canal acerca das especificações do hardware da Xbox Series X, a consola de nova geração. Se dúvidas existissem, o departamento de investigação da Xbox, divulgou diversos ensaios (tempos de carregamento, períodos de suspensão e funções multi-tasking entre aplicativos).

Até ao momento inúmeras produtoras avançaram que os novos modelos das duas grandes marcas têm demonstrado o potencial da nova geração e que, a surpresa fora enorme na transição de alguns títulos para a futura geração. Ao contrário do que tem feito a Sony, a Microsoft publicou diversas informações do coração da nova consola Series X.

O processador que configura o mais recente modelo, Series X, vem equipado com o tão esperado Zen 2 da AMD, que através de uma especial personalização para a empresa norte-americana, opera através de oito núcleos a uma frequência fixada em 3,8 GHz (3,66 GHz com simultaneous multithreading ativa). As funções básicas do sistema são asseguradas por um dos oito núcleos. Para além do novo processador, a nova Xbox conta com 10 GB operados a 560 GB/s para tarefas de maior exigência e, com 6 GB operadas a 336 GB/s (dos quais 3,5 GB são reservados para tarefas menos exigentes e apenas 2,5 GB para o sistema operativo). Isto perfaz um total de 16 GB de RAM GDDR6, a última geração de memória RAM do mercado.

O objetivo da Microsoft é muito claro, garantir uma experiência 4K a 60fps, suportando os 120 fps (provavelmente em resoluções inferiores ou interpoladas). O ray-tracing é agora uma realidade, permitida pelo hardware, esta tecnologia fará uso das técnicas de iluminação mais avançadas. Para o devido efeito, a GPU é capaz e atingir os 12 teraflops anunciados anteriormente — sabemos que conta com 52 core-units que operam a 1,825 GHz.

Em relação ao armazenamento interno, sabemos que o sistema conta com um SSD NVMe de 1TB expansível por “cartão de memória”, isso mesmo, um cartão de memória que é, nada mais, nada menos que um cartão com tecnologia SSD NVMe (com espaço até 1TB). Estes avanços, em conjunto com a tecnologia, Xbox Velocity Architecture permite ao jogador abrir títulos de mundo aberto rapidamente e alternar entre diversos outros jogos com bastante rapidez e facilidade. A nova consola figura ainda um leitor Blu-ray 4K para que possa continuar a usufruir de jogos em versão física, não havendo ainda confirmação se este irá ser o foco da Microsoft no futuro.

Por agora, teremos de aguardar por mais informações tanto da Microsoft como da Sony relativamente a preços e outros detalhes a serem revelados. Esperemos que os últimos acontecimentos, nomeadamente o surto de coronavírus, não afete de forma relevante a produção destas consolas — de onde podemos esperar ou menos unidades no mercado ou preços mais elevados.

Fonte Xbox

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here