Xavier é o novo malware que infeta os Android e está em centenas de aplicações da Play Store

Red Magic 5G

A segurança dos equipamentos Android volta a estar debaixo de fogo. Foi descoberta um novo malware, o Xavier, que está presente em cerca de oito centenas de aplicações que podem ser descarregadas a partir da loja de aplicações oficial Play Store. O compromisso da informação é preocupante.

O malware Xavier foi descoberto por peritos em segurança da TrendMicro, e rapidamente chegaram à conclusão que o seu principal objetivo é o roubo de informações e dados dos equipamentos. Até há bem pouco tempo a existência do Xavier era conhecida como simples adware que surgia associado a aplicações gratuitas de forma a garantir lucros com publicidade aos programadores. A mutação do Xavier para malware tornou-o sofisticado, e extremamente difícil de detetar.

A evolução dotou o Xavier da capacidade de fintar os programas de segurança, assim como de descarregar códigos ejetáveis desde um servidor remoto, roubar informação sensível e até mesmo instalar outras aplicações, tudo no máximo silêncio.

As oito centenas de aplicações em que foi detetado o Xavier são variadas, e vão desde os fundos de ecrã a aparentemente inocentes editores de imagem. A mancha de dispersão da epidemia do Xavier mostra que os equipamentos do Vietname e Filipinas são os mais afetados, deixando europeus e americanos praticamente à parte de toda a invasão.

Mais uma vez alertamos para que sejam instaladas apenas aplicações de programadores de confiança, e cujas críticas na Play Store sejam positivas, isto enquanto a Google não toma qualquer medida face a mais este caso de ameaça aos terminais Android.

Fonte: Phone Arena

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here