A rede social Twitter, agora conhecida como X após o rebranding liderado por Elon Musk, anunciou recentemente que irá desactivar a funcionalidade dos círculos (Circles) no dia 31 de Outubro. Esta decisão tem gerado alguma confusão e preocupação entre os utilizadores, que se questionam sobre o que acontecerá com os conteúdos já publicados nos seus círculos.
Os círculos do Twitter têm sido uma forma popular de criar publicações privadas, permitindo aos utilizadores falar apenas para um público específico ou manter uma segunda conta mais íntima. No entanto, com a sua desativação iminente, os utilizadores terão que se adaptar a falar sempre para todos os públicos ou criar uma segunda conta.
Apesar da incerteza, a equipa do X já esclareceu que as publicações existentes nos círculos não serão eliminadas nem ficarão visíveis para todos. Segundo o blog oficial do Twitter, as publicações do círculo permanecerão no círculo, sendo apenas visíveis para as pessoas que fazem parte dele, a menos que o utilizador decida eliminá-las.
No entanto, a partir da data de desativação, os utilizadores não poderão adicionar novos membros aos seus círculos. Para remover alguém de um círculo, será necessário deixar de seguir essa pessoa e voltar a segui-la. Portanto, se pretender remover alguém do seu círculo, o Twitter recomenda que o faça antes do dia 31 de Outubro.
Esta mudança é apenas uma das muitas que têm ocorrido na plataforma desde que Elon Musk assumiu o controlo do Twitter há um ano. Desde então, a rede social passou a ser conhecida como X, o serviço tem sofrido uma redução na qualidade, milhões de utilizadores têm abandonado a plataforma e os anunciantes têm perdido confiança. Tudo isto tem contribuído para uma queda acentuada no valor da empresa.
Musk tem expressado a sua intenção de transformar o X num equivalente ocidental do WeChat, embora não esteja claro como pretende fazê-lo. Muitas das decisões tomadas por Musk e a sua equipa têm prejudicado o valor da marca, levando muitos utilizadores a procurar alternativas, como a plataforma BlueSky, criada pelo antigo fundador do Twitter, Jack Dorsey.
Embora os conteúdos existentes nos círculos permaneçam privados e visíveis apenas para os membros do círculo, a incapacidade de adicionar novos membros ou publicar novos conteúdos nos círculos após 31 de Outubro representa uma limitação para os utilizadores. Na minha opinião, esta decisão, juntamente com as outras alterações implementadas por Musk, parece estar a afastar os utilizadores e a prejudicar a reputação e o valor da plataforma. Será interessante ver como o Twitter X irá evoluir e se conseguirá recuperar a confiança dos utilizadores e anunciantes.