WWDC 2021: evento da Apple terá muitas novidades

O WWDC21 começa hoje, dia 7 de junho, sendo um evento virado para os programadores, mas onde costumam ser revelados muitas informações importantes para os utilizadores, nomeadamente a nível de software, como o iOs, iPadOs ou o MacOS. O evento inicia-se hoje através de uma apresentação virtual às 18h em Portugal Continental e às 14h de brasília.

O CEO Tim Cook e a sua equipa devem anunciar várias novidades, sendo que uma das mais esperadas é o anúncio de um novo sistema operativo, o HomeOS, que virá substituir o HomeKit da Apple e integrar os produtos IoT da marca.

Um anúncio de emprego não foi o único leak obtido sobre o HomeOS, sendo que, em termos de hardware, LeBron James, ex-jogador da NBA pode ter divulgado um outro produto, uns Beats Studio Buds, numa publicação do Instagram, sendo que a referência a esse produto também já tinha surgido nas versões Beta do iOS e do tvOS.

A conferência anual de programadores da Apple acontece de 7 a 11 de junho e, como no ano passado, será inteiramente online. Além de novos produtos e sistemas operativos, o objetivo da WWDC é dar aos programadores de software acesso antecipado para explorar novos recursos com a ajuda dos engenheiros da Apple.

Na apresentação principal, que ocorrerá hoje às 18h, deverá ser divulgado os próximos sistemas operativos da Apple – provavelmente iPadOS 15, MacOS 12, WatchOS 8, TV OS 15 e iOS 15. Também pode haver notícias de hardware, como o sucessor do Apple Chip M1 e novos Macs “profissionais” que usam processadores da série M no lugar da Intel. A Apple anunciou seus processadores classe M na WWDC do ano passado. O sistema em um chip é projetado internamente e é vital para a transição da empresa dos chips Intel.

WWDC21 para mostrar a próxima grande iteração do iOS

O próximo iPhone, provavelmente chamado de iPhone 13 (a menos que seja o iPhone 12S), provavelmente não será lançado até o outono. Mas uma nova versão do sistema operativo do iPhone, provavelmente chamado de iOS 15 e iPadOS 15 para o iPad, deve ser divulgada.

No ano passado, o iOS 14 incluiu novas personalizações para o ecrã inicial, vídeo picture-in-picture, widgets melhores, uma nova interface Siri e App Library, uma nova maneira de organizar seus aplicativos. Os rumores do iOS 15 apontam para novas configurações de notificação com base na sua atividade atual, mais personalizações e interações para widgets e novos recursos do iMessage que podem torná-lo mais competitivo com o WhatsApp e o Facebook Messenger.

O iPadOS 15 pode adicionar personalizações ao ecrã inicial. Os widgets não serão relegados à pilha de widgets e, em vez disso, terá uma funcionalidade similar ao do iPhone.

A Apple lançou novos iPads no outono passado e um novo iPad Pro com o chip M1 em abril, mas a distinção entre modelos “profissionais” e não “profissionais” se baseia mais nas diferenças de hardware do que no software. Seria ótimo ver mais recursos do iPadOS que oferecem suporte a utilizadores “profissionais”.

Espera-se que o iOS 15 e o iPadOS 15 sejam lançados neste outono, junto com o iPhone 13.

Qual será o nome do novo MacOS 12?

Uma das revelações que os fãs da Apple gostam é o nome da próxima versão do MacOS. Durante anos, as versões do Mac OS X receberam o nome de grandes felinos como o Snow Leopard e o Lion. Em 2014, com o lançamento do OS X 10.10, a Apple começou a apelidar o software em homenagem a marcos notáveis ​​da Califórnia como Yosemite e, mais recentemente, Big Sur. Então, talvez o próximo se chame MacOS Monterey? Ou MacOS Golden Gate? Talvez o MacOS Hollywood sign? A verdade é que não existe qualuqer informação sobre isso.

Pode ser que o MacOS 12 seja uma atualização menor focada nas mudanças subjacentes. Os chips M1 estão a aproximar-se do seu primeiro aniversário e atualmente o MacOS precisa suportá-los, assim como os Macs baseados em Intel. Mas isso aponta para uma questão maior: onde estão as máquinas M1 Pro? Não está claro se haverá uma nova versão do chip M1 no WWDC 2021 ou uma versão “X” do processador. Mas muitos de nós esperamos por um MacBook Pro novinho em folha que mostre a versão “profissional” do chip M-series.

WWDC 2021 inclui pistas e ovos de Páscoa

O anúncio da Apple para a WWDC veio com uma imagem e animação de um personagem de Memoji olhando para um MacBook aberto. A imagem é uma referência aos memes que surgiram após o evento da Apple para Macs em novembro, onde o vice-presidente Craig Federighi mostrou como os Macs com o chip M1 podem despertar instantaneamente.

Normalmente os convites e anúncios para eventos da Apple incluem ovos de Páscoa. O fato de o Memoji estar a usar óculos com um reflexo de elementos de software pode ser uma provocação para os rumores dos óculos de realidade aumentada da Apple? Ou talvez seja uma referência aos faróis no suposto carro da Apple? Ou talvez a foto com a sua animação seja apenas uma referência aos novos recursos do MacOS e seu dock?

Os anúncios de novos hardware têm uma história consistentemente inconsistente na WWDC. Nos últimos anos, a Apple partilhou uma grande reformulação de vários produtos importantes e provocou o futuro hardware do Mac. Mas se a Apple planeia um novo produto como óculos AR, ela precisa de software e de programadores para criar aplicações. Será?

WatchOS 8 pode trazer novos recursos de saúde para o Apple Watch

Além do iPhone e dos computadores, espere atualizações de software para o Apple Watch. Como o MacOS, quase não houve leaks de detalhes sobre o WatchOS 8. Dito isso, há vários rumores persistentes dos últimos anos que ainda não se materializaram.

Um rumor de 2020 é a inclusão de recursos de saúde mental. Por exemplo, o Apple Watch 6 tem um oxímetro de pulso que pode ser usado junto com as leituras da frequência cardíaca para detetar altos níveis de estresse e até ataques de pânico.

Outro leak mais antigo sugere que o Apple Watch é capaz de monitorar os níveis de açúcar no sangue. No entanto, este parece ser um recurso que seria revelado no lançamento do próximo Apple Watch, já que provavelmente exigiria um novo hardware como um espectrômetro para realizar as medições.

Um recurso que muitos de nós esperamos é remover a dependência do Apple Watch do iPhone. Vimos o divórcio do iPhone do Mac com iOS 5 em 2011. Não está claro o que é necessário em termos de hardware e software para fazer isso, mas abriria o Apple Watch para pessoas sem dispositivos iOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui