WWDC 2018: Muitas novidades no iOS, MacOS, watchOS 5 e tvOS

Red Magic 3S

Ontem foi o grande dia da Apple e do seu evento WWDC, o evento pensado para os programadores e que, normalmente, a Apple aproveita para apresentar as novas versões dos sistemas operativos da empresa. Como seria de esperar, conhecemos o novo iOS 12, o macOS Mojave, o watchOS 5 e, também, para o tvOS.

O WWDC é usado pela Apple para apresentar as novas versões dos sistemas operativos e ontem aproveitou para isso mesmo, apresentar as novas versões de todos os seus dispositivos, além de mais algumas novidades, como a Siri. Continue a conheça todas as novidades referente ao evento deste ano.

iOS 12 já é oficial e será mais rápido que antecessor

A Apple, através de Craig Federighi, vice-presidente sénior de engenharia de software, apresentou a nova versão do iOS, o iOS 12 como seria de esperar. No entanto, há uma novidade que se destacou em toda a apresentação, que o iOS 12 terá melhor desempenho do que o iOS 11. Sim, isso acontecerá mesmo em dispositivos anteriores, o que é uma novidade pois, por norma, uma nova versão costuma precisar de mais recursos. Desta forma, o novo iOS 12 irá ter um melhor desempenho também em dispositivos anteriores.

Aliás, é mesmo no desempenho do sistema operativo que o novo iOS 12 se foca e é a principal novidade. Mas há outras novidades, como a aplicação Measure e a aposta da Apple na realidade aumentada.

A inteligência artificial também será melhorada, com a Siri à cabeça. A Siri permitirá “atalhos”, que será programável atrés do “Add to Siri” and gravar uma frase personalizada. Desta forma, poderá dizer uma frase pré-definida e efetuar a não que você lhe indicar. Por exemplo, dizer “Cheguei a casa”, a Siri poderá iniciar as aplicações de casa e as luzes, por exemplo. Será uma forma mais rápida de usar a Siri.

A partir do iOS 12 também será possível personalizar os animojis, agora os Memojis, que permite personalizar as características e ajustar ao nosso perfil. Por agora, ainda exclusivo do iPhone X.

Mas há mais novidades:

  • Apple News irá surgir integrado no iOS 12
  • Aplicação Voice Memos chegará ao iPad
  • Atalhos do Siri funcionam no HomePod e no Apple Watch
  • Apple Books vai substituir iBooks.
  • Apple CarPlay irá funcionar com o Google Maps e Waze a partir do iOS 12
  • Novos Animojis irão surgir, como um fantasma, Koala, Tigre e T-rex
  • Tradutor da Siri fica disponível em mais línguas

macOS Mojave é o próximo

O sistema operativo para computadores Mac também ganha nova versão, o macOS Mojave. A primeira novidade anunciada confirma alguns rumores que já tinham surgido, o modo “Dark”, que durante o evento foi referido como um modo noturno.

Este Dark Mode é uma funcionalidade que irá proteger a visão dos utilizadores quando em utilização com pouca luminosidade, mas também poderá ser utilizado noutras situações, já que será uma preferência do utilizador. Foi mesmo referido que é melhor que o Dark Mode da Microsoft.

Também muitas das aplicações anunciadas para iPhone e iPad passarão a estar disponíveis no Mac, como o Voice Memos ou o Apple News. Mas também a aplicação Home estará disponível para Mac e permitirá controlar os dispositivos inteligentes de casa.

A Mac App Store irá sofrer uma mudança de design que a deixará mais parecida com a App Store dos dispositivos móveis. Também a segurança do Mac será melhorada, sendo que agora sempre que alguma aplicação precisar aceder às câmaras ou a outro hardware, irá ser notificado. Também a privacidade foi falada durante o evento, e o browser Safari também terá novidades para garantir a privacidade dos utilizadores.

watchOS já vai na versão 5

A nova versão do sistema operativo do Apple Watch chegará ao mesmo tempo que o iOS 12 e também terá muitas novidades. Uma delas é a Siri, que poderá usar os “atalhos” a partir do relógio.

No entanto, a principal novidade é sobre o exercício físico e a monitorização do mesmo com o Apple Watch, como seria de esperar. O grande destaque é a monitorização de sessões de Yoga, caminhas com elevação e até corridas em cadeiras de rodas, o que demonstra a aposta da Apple nos vários desportos.

Além disso, a aplicação Atividade também irá alertar para ritmos cardíacos demasiado altos, bem como irá iniciar automaticamente um treino, mesmo que você se esqueça de carregar no ecrã para o mesmo iniciar.

A partir do watchOS 5 também poderá usar o Apple Watch como Walkie-Talkie. A Apple também anunciou uma nova interface para a face do relógio, mas infelizmente não falou na possibilidade de utilizar watchfaces de terceiros, como muitos esperavam.

tvOS 12 e Apple TV começam a ser mais independentes

Um dos grandes objetivos da Apple ao lançar as Apple TV, nomeadamente as mais recentes, é que os consumidores comecem a utilizar a sua box em vez dos operadores e, com a nova versão da tvOS isso começa a ser possível, já que há mais operadoras que começam a oferecer a Apple TV 4K com os seus serviços.

Outra grande novidade é que todos os conteúdos da Apple TV 4K passam a ter suporte ao Dolby Atmos, que coloca a qualidade sonoro num no nível.

Infelizmente, a Apple TV ainda não tem a oferta de conteúdos em Portugal ou Brasil como noutros países, portanto muitas das novidades da Apple TV não são muito importantes para o nosso mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here