WWDC 2014: Apple apresenta novo iOS 8 que está “mais aberto”

iOS 8

O WWDC 2014 começou na segunda-feira e, como nos tem acostumado, a Apple apresenta novas versões dos sistemas operativos neste evento. O iOS 8 é a próxima aposta.

A Apple não podia passar mais um evento sem anunciar novidades a nível de software e o que foi apresentado foi a nova versão do sistema operativo móvel, o iOS 8. Em termos de design não terá qualquer novidade, com as grandes notícias todas focadas em software, tanto em novas aplicações como em novas APIs que permitirá um nova abertura do sistema operativo iOS.

Começamos pelas notificações, que permitirá adicionar novos widgets às nossas notificações, em vez das que “a Apple quer”, permitindo aos programadores criarem widgets próprios para aparecerem nas notificações e, assim, permitir que os utilizadores possam receber notificações sobre o seu clube favorito, por exemplo. Ainda nas notificações, permitirá que possa interagir com as notificações, por exemplo poderá responder à mensagem assim que a receber, como também poderá colocar “gosto” numa notificação do Facebook.

Outra novidade é na aplicação própria de email. Poderá interagir melhor com os emails, por exemplo bastará arrastar o email para a direita para a colocar como “não lida”, arrastando totalmente para a esquerda apagará a mensagem, mas se arrastar apenas um pouco, abrirá um leque de opções como “mais, favorito ou lixo”.

O Spotlight, o modo de pesquisar no iOS 7 que bastava no ambiente de trabalho arrastar para baixo no meio do ecrã permite que a pesquisa ultrapasse o seu dispositivo e vá para a internet, como por exemplo procurar aplicações que ainda não estejam instaladas na App Store, definições na Wikipédia ou músicas no iTunes.

iOS 8 novidades (7)

O teclado tornar-se-á mais inteligente, com o QuickType. Com uma inteligência cima da média, segundo a Apple, o teclado permitirá adivinhar o que irá escrever, ao estilo do que já podemos encontrar no Android. O QuickType irá funcionar em 14 regiões entre elas português do Brasil. Aliás, é, ainda, nos teclados que surge uma das maiores novidades, a Apple vai permitir que os programadores disponibilizem teclados próprios, portanto prepara-se para poder utilizar o Flesky, o Swipe ou o SwiftKey no iOS 8 a partir do outuno.

Continuity é outra funcionalidade que permite continuar uma tarefa que está a realizar num dispositivo Apple, como um site no Mac, em outro dispositivo móvel. Imagine-se a ver um site e precisa de sair urgentemente, assim que pegar no seu iPad e ligar, ele irá continuar o que estava a fazer no Mac. Isto acontece na mesma para o iPhone.

iOS 8 novidades (10)

Health Kit e a aplicação The Health são novas funcionalidades que surgem no iOS 8. Será a indicação que a Apple irá lançar o iWatch em breve? No evento nada foi indicado, mas esta aplicação permitirá juntar as várias informações sobre a sua condição física numa única aplicação. Os batimentos cardíacos  do seu relógio para fitness, o peso que a sua balança indica bem como a medição da pulsação de outro gadget, tudo irá surgir numa única aplicação. Além disso, em parceria com algumas clínicas, os médicos poderão ter acesso em tempo real à sua condição física, bem como ao seu histórico. Esta é a aposta da Apple para o segmento da saúde.

O Family Sharing permitirá partilhar entre os membros da família as várias informações, como fotografias, calendário ou, até,a compra de aplicações. Por exemplo, se o seu filho quiser comprar uma aplicação, irá ser feito um pedido de autorização ao pai ou à mãe, que poderá, ou não, autorizar. Esta funcionalidade poderá ser usada até seis pessoas.

iOS 8 novidades (11)

A iCloud também sofre alterações. Primeiro a mudança de nome para iCloud Drive, mas a integração da iCloud será maior. Por exemplo, uma foto que tenha acabado de tirar, poderá ser visualizada no iPad ou Mac, bem como qualquer edição à foto também ficará disponível. Imagine como uma única galeria de imagens em vários dispositivos.

O Siri também ganha funcionalidades e fica mais inteligente. Como indicavam alguns rumores, o Shazam é integrado no Siri e permite pesquisar por músicas, pode ordenar ao Siri para fazer download da música no iTunes, bem como ganhará novos idiomas.

iOS 8 novidades (12)

Nas mensagens também já podemos trocar pequenos clips de som ou vídeo, e até podemos fornecer a nossa localização. Esta informação de GPS poderá ser limitada, por um hora ou para sempre, mas pode ser útil.

Outra novidade é que o Touch ID poderá ser utilizado para fazer login em outras aplicações. Não se preocupe, a informação mantêm-se no smartphone e permitirá, por exemplo, comprar na Amazon apenas com a sua impressão digital, isto se as empresas aproveitarem esta funcionalidade.

Outras das grandes novidades é o HomeKit, um APK para os programadores. Este é a confirmação do rumor anterior, a Apple criou um software que permite “controlar” a sua casa através do smartphone. O objetivo passa pelas fabricantes poderem criar funcionalidades integradas com o iPhone. Imagine abrir a sua casa ou a garagem, apenas aproximando-se com o smartphone ou, mesmo, utilizando o touch ID para abrir a porta de casa. A Apple apresentou como um sistema único de comunicações, só o futuro pode dizer até que ponto será bem aproveitado.

iOS 8 novidades (16)

Estas são as principais novidades, mas são muitas mais que só as descobriremos com o tempo. Por exemplo, o Engadget já descobriu uma aplicação que monitoriza a bateria gasta, ou permite colocar o motor de busca DuckDuckGo como pré-definido (se não conhece, é um motor de busca não monitorizado).

O iOS 8 vai deixar de fora o iPhone 4, como seria de esperar, e estará disponível no iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPod touch 5ª geração, iPad 2, iPad com Retina display, iPad Air, iPad mini e iPad mini com Retina display. Estará disponível no outuno totalmente grátis para estes dispositivo.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here