Worten Espanha multada por vender informações dos funcionários em disco rígido

worten logo

Em 2013 um cliente adquiriu na loja Worten de Sevilha um disco rígido que se encontrava num dos expositores dentro de uma caixa, tal como tantos outros discos.

A sua surpresa aconteceu quando, chegado a casa, ligou o referido periférico ao computador e encontrou informação alargada sobre os funcionários da loja, incluindo dados pessoais. Prontamente o caso foi denunciado pelo consumidor às autoridades, que depois de três anos de trânsito em tribunais, deliberaram uma multa a pagar pela cadeia portuguesa de lojas de eletrónica do universo de empresas que compõem a Sonae.

A queixa foi primeiro levantada pelo cliente da Worten junto da Facua, uma organização de defesa dos consumidores, que a redirecionou prontamente para a AEPD (Agência Espanhola de Proteção de Dados), tendo depois a justiça espanhola decidido o pagamento de 10 mil euros pela venda de um produto usado como se fosse novo. Quanto à loja, a gestão da Worten  havia já encerrado aquela superfície comercial há algum tempo por questões estratégicas não relacionadas com este caso.

Fonte: DN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui