Na nova atualização ao Windows 11 há uma medida de segurança extra que pode vir a ser muito útil: a Microsoft alertou para se evitar escrever a password no Notepad.
A nova atualização do Windows 11, lançada esta semana, trouxe ao sistema da Microsoft muitas novidades e a marca tem vindo a mostrar, pouco a pouco, o que tem preparado. Os pormenores, pequenas mudanças e melhorias, sobre o que está a caminho têm vindo a surgir e vamos percebendo que a Microsoft está a elevar cada vez mais as suas propostas no campo da segurança.
O Windows 11 reflete essa preocupação de forma relativamente discreta, mas efetiva e com grande utilidade para os utilizadores.
A novidade agora noticiada é um desses exemplos: passa a existir um alerta no sistema da Microsoft sempre que o utilizador escrever a sua password no Notepad ou noutras apps que sejam identificadas pelo sistema como podendo ser exploradas.
O alerta que vai surgir não vai bloquear a utilização do Notepad para esse fim, mas quer dar ao utilizador a informação de que poderá estar a colocar-se em perigo no futuro. Para já, apenas a password do Windows 11 está a ser monitorizada pelo sistema da Microsoft e a lançar um alerta.
A funcionalidade não é ativada de forma automática para os utilizadores, mas, para quem a quiser, basta abrir a app “Segurança do Windows” e depois escolher do lado esquerdo a opção “Controlo de aplicações e browser”. Aqui dentro basta escolher “Proteção baseada em reputação” e ativar a entrada associada a esta função.
Assim, sempre que escrever a password do Windows 11, o alerta estará presente, só para recordar o utilizador do erro que está a cometer. Esta funcionalidade poderá ser usada em várias apps como o Notepad, WordPad, Microsoft Word 2019, Excel 2019, OneNote e Notepad2.
Fonte: Bleeping Computer