Windows 11 System Restore está a quebrar aplicações

Os utilizadores do Windows 11 podem potencialmente deparar-se com um bug desagradável ao executarem um Restauro do Sistema.

Num support post, a Microsoft diz que depois de se executar um Restauro do Sistema para um ponto de restauro anterior num dispositivo que execute o Windows 11 versão 22H2, algumas aplicações Windows 11 que utilizam o pacote de aplicações Windows MSIX podem experimentar problemas como congelamento, falha no lançamento ou travamento total.

As aplicações afetadas incluem, mas não estão limitadas ao, Terminal, Microsoft Office, Notepad, Cortana e Paint. Outras aplicações que utilizam o formato MSIX podem não ser afetadas.

Não está claro se a Microsoft está a preparar um patch para resolver este problema. Contudo, a empresa recomenda algumas soluções possíveis, incluindo reiniciar a aplicação afetada, reinstalar a aplicação a partir da fonte onde foi originalmente instalada ou simplesmente reiniciar a aplicação. A Microsoft também sugere a execução do Windows Update.

A ironia aqui é que o Restauro do Sistema destina-se a reparar PCs com defeitos de funcionamento, voltando para um ponto no tempo em que estava a funcionar corretamente, e os utilizadores são encorajados a confiar nele como uma espécie de botão Undo para todo o sistema.

Como tal, ter aplicações chave da Microsoft a funcionar mal após um Restauro do Sistema pode ser um problema maior e mais frustrante do que aquele que estava a tentar resolver originalmente. Por agora, parece que o melhor caminho a seguir é evitar executar um System Restore por completo.

A última versão do Windows melhorou significativamente desde o seu lançamento original, em Outubro de 2021. Mas embora o sistema operativo da Microsoft tenha sido geralmente estável para a maioria dos utilizadores, problemas do Windows 11 como o descrito acima têm surgido regularmente. A Microsoft é normalmente rápida a emitir correções, pelo que, esperemos, não demorará muito até que resolva este problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui