Windows 10: Tem uma nova forma de desinstalar software que não quer

A Microsoft lançou uma atualização para seu gerenciador de pacotes do Windows 10, Winget, que oferece aos usuários outra maneira de desinstalar software indesejado.

O Winget foi lançado pela primeira vez para fornecer aos usuários uma maneira simples de instalar aplicativos de uma biblioteca de ferramentas de desenvolvedor populares com curadoria da Microsoft.

Depois de instalado, os recursos do serviço podem ser acessados ​​por meio de uma série de comandos do console.

Com o Winget versão 0.3, lançado esta semana para membros do programa de acesso antecipado, a Microsoft adicionou uma gama de novos recursos, incluindo a capacidade de desinstalar qualquer aplicativo do Windows 10 diretamente da linha de comando.

Desinstale o software Windows 10

Populares principalmente entre os usuários do Linux, os gerenciadores de pacotes são projetados para automatizar o processo de instalação e configuração de software.

Conforme explicado em uma postagem do blog da Microsoft, “a maioria dos gerenciadores de pacotes são projetados para descobrir e instalar ferramentas de desenvolvedor”.

No entanto, não há razão para que os usuários avançados do Windows 10 não possam usar gerenciadores de pacotes, como o Winget, para otimizar certos fluxos de trabalho também.

Para obter acesso aos recursos mais recentes do Winget, incluindo a capacidade de desinstalar aplicativos, os usuários precisarão fazer alterações no arquivo de configuração. Este arquivo pode ser acessado por meio do comando “winget settings” e o campo “experimentalFeatures” deve ser definido como “true”.

Com os recursos experimentais habilitados, o comando “winget list” pode ser usado para trazer uma lista de todos os softwares instalados no dispositivo. E para desinstalar esses aplicativos, os usuários podem inserir “winget uninstall [nome do aplicativo]”.

A funcionalidade do Winget é suportada por todas as ferramentas de linha de comando populares, incluindo Windows Terminal, PowerShell e Prompt de Comando.

Para muitas pessoas, desinstalar aplicativos do Windows 10 por meio do Painel de Controle continuará sendo a opção mais sensata. No entanto, para quem deseja desinstalar aplicativos em massa, o Winget pode muito bem ser o caminho a percorrer.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here