Windows 10 Mobile está oficialmente morto: já não há suporte da Microsoft

Red Magic 3S

O Windows nos smartphones está morto. Finalmente. Desde ontem que a Microsoft encerra o suporte a todos os produtos Windows 10 Mobile, o que significa que não haverá novas atualizações de segurança, correções que não são de segurança e suporte gratuito.

No entanto, não é propriamente o fim do mundo para quem ainda tem smartphones ocm Windows, já que as aplicações continuarão a ter suporte. As aplicações do Office para smartphones com Windows 10 Mobile ainda continuarão a ter suporte até 12 de janeiro de 2021. Isso significa que Word, Excel, PowerPoint e OneNote continuarão a receber atualizações e patches de segurança.

A Microsoft ainda recomenda que você mude para um dispositivo Android ou iOS, no entanto, e use os aplicativos do Office para essas plataformas. Apesar do poder que a Microsoft tem nos computadores, não conseguiu fazer o mesmo no segmento mobile e é interessante olharmos para toda a história do Windows 10 Mobile.

O Windows 10 Mobile chegou ao mercado em 2015, alimentando o Lumia 950, 950 XL e 550, sendo que também houver muitos smartphones com Windows Mobile que receberão a atualização para  aversão mais recente. Esta versão destacou-se por ser a primeira a deixar de utilizar o naming de Windows Phone e apesar de haver um decréscimo nas vendas, a Microsoft ainda acreditou que poderia fazer alguma coisa com esta nova versão.

Não há dúvidas que o grande problema para não convencer foi que a Microsoft não conseguiu com que a sua loja de aplicações conseguisse convencer os programadores a colocar as suas aplicações na loja. Por agora, sabemos que a loja de aplicações mantém-se, não havendo data para encerrar.

No entanto, temos de referir que a loja de aplicações do Windows Phone 8.1, antecessor à nova versão, irá encerrar já no próximo dia 16 de dezembro, por isso é bom que já não tenha um smartphone destes pois a partir daí pouco mais poderá fazer com ele. Quanto à loja de aplicações do Windows 10 Mobile, podemos especular que a data de encerramento da mesma só deverá ocorrer a 12 de janeiro de 2021, a data já referida para que as aplicações Office deixem de ter suportes oficiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here