WikiRate, projetos de sustentabilidade

Aberta e colaborativa: a WikiRate é a plataforma de dados para projetos de sustentabilidade

Para ajudar as empresas na resposta aos desafios ambientais e sociais e partilha de informação, muito útil para o uso de investigadores, foi criada uma plataforma, a WikiRate.

Toda a lógica assenta em dados abertos, tornando a informação de sustentabilidade mais fácil de usar e garantindo aos envolvidos que há respostas melhores às questões colocadas para a mesma.

Esta plataforma, suportada por uma associação sem fins lucrativos, foi criada depois de terminarem os subsidios da Comissão Europeia para o projeto, tendo sido todos os conteúdos investigados, organizados e revistos por uma comunidade internacional, creditados devidamente na informação de revisão publicada no site. O código fonte está disponível no GitHub e está aberta e acessível a todas as empresas.

A WikiRate quer ser o contraponto em relação a plataformas de dados fechadas e caras e é usada por universidades e ONGs como uma ferramenta de investigação colaborativa.

Segundo informação publicada no site, a WikiRate está a preparar-se para entrar na segunda fase em que vai evoluir da fase de estruturação e agregação de dados à sua interpretação e melhoria, sobretudo das métricas e da visualização.

Hoje, as empresas são um assunto de interesse da WikiRate, porque no futuro serão participantes chave.  Mudando a qualidade e disponibilidade dos dados nas duas primeiras fases, os colaboradores do WikiRates, lançam as bases para uma terceira fase em que apoia o envolvimento direto entre empresas e o interesse das mesmas.

O aumento da capacidade de resposta significará mais dados e mais visualizações de dados, o que por sua vez, apoiará campanhas de mídia que impulsionem a inconscientização e reação dos impactos corporativos.

Pontuações de responsividade exibidas de forma proeminente, incentivarão as empresas a fornecer respostas a questões de interesse para a comunidade WikiRate.

O site pode ser consultado em wikirate.org e pode começar a explorar os tópicos mas também perceber como pode envolver-se nesta comunidade.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here