Em julho do ano passado, o WhatsApp lançou uma das funcionalidades mais solicitadas de sempre: suporte para vários dispositivos. Embora a sua funcionalidade permitisse, finalmente, que os utilizadores do WhatsApp tivessem acesso à aplicação em até quatro dispositivos, havia um problema: apenas era possível vincular um dispositivo que não fosse telefone.
Isto significa que o utilizador não podia usar a mesma conta num outro smartphone – só funcionava com WhatsApp para Web, Desktop e Portal. Mas esta situação deve estar prestes a mudar, já que recentemente foi divulgado que o WhatsApp está a trabalhar na expansão do suporte em vários dispositivos que suportam smartphones.
De acordo com o site WABetainfo , o WhatsApp está a trabalhar numa nova página “Registrar dispositivo secundário” que permitirá aos utilizadores vincular a sua conta do WhatsApp ao smartphone secundário.
A seção aparecerá quando tentar fazer login na sua conta do WhatsApp noutro smartphone. Depois será solicitado que o utilizador abra a aplicação no seu telefone principal, vá para o menu “Dispositivo Vinculado” e leia o código QR para concluir o processo de emparelhamento. Após estes passos, os utilizadores poderão utilizar a mesma conta do WhatsApp em dois smartphones em simultâneo.
Atualmente, apenas é possível utilizar o WhatsApp num único smartphone/tablet de cada vez. Se tentar fazer login noutro telefone, será desconectado do seu primeiro smartphone. Mas em breve, esta situação fará parte do passado.
A capacidade de conectar a conta do WhatsApp a um smartphone secundário ainda não está disponível. Não sabemos quando a aplicação está a planear lançar a funcionalidade para os diferentes utilizadores. Supondo que não seja cancelado antes de ser implementado, a aplicação provavelmente deverá estar, primeiramente disponível, no WhatsApp beta antes de chegar à totalidade das versões.
O WhatsApp ganhou recentemente vários novos recursos , incluindo reações de mensagens semelhantes às que aparecem no iMessage, permite a partilha de arquivos maiores do que 2 GB e capacidade de adicionar até 32 pessoas numa videochamada, Comunidades.