O WhatsApp lançou recentemente uma nova funcionalidade na sua versão beta, que permite que grupos de até 32 pessoas se conectem numa conversa por voz. A nova funcionalidade é semelhante a chats em outras plataformas, como o Telegram e Discord, Huddles do Slack e até mesmo a própria plataforma de Messenger do Meta.
O ícone de forma de onda dentro dos chats em grupo só aparecerá se a conta tiver a funcionalidade ativada e se houver compatibilidade com o grupo. Ao contrário da funcionalidade de chamadas em grupo já existente, a funcionalidade de chat de voz não fará tocar os telefones de todos os membros do grupo.
A sessão será encerrada automaticamente após uma hora, quando todos saírem, e as conversas são criptografadas de ponta a ponta por padrão. A nova funcionalidade pode aparecer em instalações não-beta e o WhatsApp tem a vantagem de ser um dos aplicativos de chat mais utilizados do mundo.
📝 WhatsApp beta for Android 2.23.16.19: what's new?
WhatsApp is rolling out voice chats, a new feature to communicate in your groups, and it’s available to some beta testers!https://t.co/FxlDMc22HX pic.twitter.com/eBUnDVaeBE
— WABetaInfo (@WABetaInfo) August 6, 2023
Embora a nova funcionalidade possa ser útil para reuniões online de pequenos grupos ou para chamadas de voz em família ou amigos, com certeza que irá preocupações com a segurança e privacidade dos utilizadores.
A criptografia de ponta a ponta é um recurso importante e muito valorizado pelos utilizadores do WhatsApp, mas ainda existe perguntas sobre como essa funcionalidade será aplicada no contexto de chats de voz em grupo. É importante lembrar que a criptografia de ponta a ponta só é possível se todos os membros do grupo estiverem a usar a última versão do WhatsApp e se tiverem a funcionalidade ativa.
Além disso, já começaram a surgir preocupações com o potencial de abuso ou assédio dentro de chats em grupo de grande porte. A capacidade de ter grupos de até 32 pessoas pode aumentar a possibilidade de comportamento prejudicial ou intolerante em relação a outros membros do grupo. O WhatsApp tem algumas ferramentas de moderação em grupo para ajudar a gerenciar essas situações, incluindo a capacidade de restringir quem pode enviar mensagens num grupo, mas não nos parece que venha a ser eficaz em conversas por voz.
Fonte: WABetaInfo