WhatsApp planeia lançar a funcionalidade “Pessoas Próximas”

Lembram-se do Android Beam, a funcionalidade que permitia enviar arquivos de um dispositivo Android para outro através da tecnologia NFC? Apesar de ter sido abandonada pela Google no Android Q, parece que o WhatsApp está a preparar algo semelhante.

A nova funcionalidade do WhatsApp, ainda em fase de desenvolvimento, permitirá aos utilizadores enviar arquivos para dispositivos móveis próximos através de um novo separador chamado “Pessoas Próximas”. Apesar de partilhar um nome semelhante com uma funcionalidade do Telegram, a versão do WhatsApp focar-se-á exclusivamente em facilitar o envio de arquivos para dispositivos móveis nas proximidades.

Ainda não tivemos a oportunidade de ver a funcionalidade “Pessoas Próximas” em ação, mas é evidente que será uma forma de transferir arquivos diretamente para outras pessoas na mesma área, sem a necessidade de adicioná-las a um chat e enviar os arquivos por lá.

O conceito é exatamente o mesmo que o Quick Share (anteriormente conhecido como Nearby Share), por isso é bastante provável que a tecnologia Quick Share seja integrada no WhatsApp. Desta forma, poderemos usar o WhatsApp para partilhar um arquivo com um grupo de pessoas diretamente da aplicação, independentemente de estarem ou não no mesmo chat.

O WhatsApp garante que a transferência de arquivos será encriptada e que o número de telefone do utilizador não será revelado ao usar esta funcionalidade. Além disso, será necessário abrir o separador “Pessoas Próximas” para poder receber arquivos, o que deverá ajudar a prevenir o spam.

A funcionalidade “Pessoas Próximas” também incluirá uma opção de visibilidade, que provavelmente permitirá aos utilizadores escolher quem pode vê-los, de forma semelhante ao Quick Share do Android. Por enquanto, a funcionalidade apenas nos lembra o nome que aparece para outros contactos e que o nosso número de telefone só será conhecido por aqueles que já o têm guardado.

Esta nova funcionalidade ainda não está ativa e não parece estar pronta para ser lançada, por isso é provável que só seja disponibilizada ao longo do ano, possivelmente primeiro para os utilizadores da versão beta.

Na minha opinião, esta é uma adição bem-vinda ao WhatsApp, que continua a inovar e a melhorar a sua plataforma para oferecer uma experiência de utilização cada vez mais completa e segura.

Fonte: Wabetainfo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui