A guerra do WhatsApp contra as apps está cada vez mais aguerrida para banir a utilização das apps não oficiais do serviço e dar aos utilizadores uma proteção maior para as suas contas e as suas mensagens.
Uma nova medida parece estar agora ativamente a ser usada, quer para proteger os utilizadores, quer para barrar as apps não oficiais. Cada vez mais utilizadores do WhatsApp Plus e do WhatsApp GB estão a ver as suas contas banidas do serviço de mensagens da Meta, ainda que seja apenas por cerca de uma hora.
Tudo indica que o WhatsApp vai continuar a recorrer a este tipo de medidas num futuro próximo, para alertar os utilizadores, apesar de as regras do serviço serem muito claras e estabelecerem que as contas podem ser bloqueadas de forma permanente caso estas apps não oficiais sejam usadas.
O WhatsApp pode banir as contas se acreditar que o utilizador violou os Termos e Condições, por exemplo, se envolverem spam, golpes ou se colocarem em risco a segurança de outros utilizadores do WhatsApp. Além das mensagens de spam, a pessoa pode ser banida se partilhar um filme ou qualquer outro conteúdo no WhatsApp que viole as regras de privacidade ou se desencadear tumultos. Do outro lado, também se podem tomar medidas legais contra uma pessoa que tente invadir a sua conta.
Finalmente, também é possível que o WhatsApp bloqueie a sua conta se usar uma aplicação de terceiros. Existem outros programas de terceiros disponíveis no mercado que podem levar à suspensão, como o GB WhatsApp, WhatsApp Mode e WhatsApp Pulse.
Entretanto, estão a surgir rumores que o código recebido por um beta tester do WhatApp para Android inclui referências a uma funcionalidade não anunciada de “Boletim informativo”. Embora o seu funcionamento exato não seja claro, é um espaço privado na área “Status” que permite partilhar uma espécie de newsletter com muitos seguidores. Nomes e outros detalhes de contacto ficam ocultos por padrão.