WhatsApp atualiza no iPhone para adicionar funcionalidade do iOS 16

A mais recente actualização do WhatsApp para iPhone, versão 23.5.77, incorporou uma funcionalidade extremamente útil e aguardada por muitos utilizadores: o “Texto Ativo”. Esta novidade, originalmente introduzida no iOS 16, permite selecionar o texto contido em imagens ou frames de vídeo, expandindo ainda mais as possibilidades e a facilidade de utilização do popular aplicativo de mensagens.

Quem usa um iPhone com sistema operativo Apple de última geração sabe que basta um toque longo no texto de uma imagem para ativar os clássicos itens Copiar, Selecionar tudo ,etc., que aparecem quando uma palavra ou frase é selecionada.

Agora tem a mesma possibilidade com uma imagem recebida ou até mesmo enviada pelo WhatsApp. Nas versões anteriores a 23.5.77, para evitar copiar manualmente uma frase de uma imagem, era necessário guarda-la na memória, sair do WhatsApp, abrir a galeria e abrir a imagem em questão para usar a funcionalidade Active Text, agora pode fazer tudo isto mas sem precisar de sair do WhatsApp.

WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os utilizadores podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer chamadas grátis através da internet. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo, que foi posteriormente comprada pelo Facebook, numa aquisição record.

É importante realçar que mesmo que atualize o WhatsApp para a versão 23.5.77 num iPhone com uma versão do iOS diferente da 16, como por exemplo 15 ou anteriores não será possível interagir com o texto de uma imagem ou imagem estática porque a extração de texto é possível graças à API do iOS 16. Ou seja, é uma função que o WhatsApp só pode oferecer graças à predisposição do iOS 16. E entre as anotações também está a impossibilidade de usá-lo, por motivos relacionados à privacidade, se a imagem for enviada apenas para visualização.

Assim, nem todas as novidades que vemos a brotar nas versões beta do WhatsApp acabam por chegar às versões estáveis, mas esta é uma daquelas que conseguiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui