WhatsApp aborda programadores que acedem aos dados da sua app

O WhatsApp está a contactar com programadores informáticos, pedindo-lhes que parem de aceder aos dados das suas apps, sob pena de haver processos judiciais se não agirem conforme lhes é indicado.

Neste momento, o WhatsApp domina o mercado dos serviços de mensagens instantâneas, pelo que não é claro o motivo que está por detrás desta comunicação, mas a verdade é que todos os programadores que têm apps publicadas e que acedem aos dados do WhatsApp estão a receber cartas de cease and desist (parar e desistir).

A maioria dessas aplicações que estão a ser desenvolvidas por outros programadores permitem recuperar mensagens eliminadas. Estes são dos que mais estão a receber estas “ameaças” no sentido de deixarem de prestar o seu serviço. Essas apps recorrem ao acesso das notificações para ler as mensagens e armazená-las, dando acesso posterior às que foram eliminadas e a que já não se teria acesso.

Raros serão os programadores visados no processo com capacidade financeira para travar uma batalha judicial com o Whatsapp, pelo que estão a ponderar unir-se nesta questão.

whatsapp
Whatsapp a apertar regras

As primeiras queixas desta nova posição do WhatsApp surgiram recentemente no Reddit e mostram a forma como este serviço e a sua empresa de advogados estão a perseguir os programadores. Os programadores das apps “Can’t Talk” e “DirectChat” já foram contactados. Em sua defesa, ambos alegam que estão apenas a usar as APIs que o Android disponibiliza e que, deste modo, as suas apps não estão a violar qualquer regra do serviço. Os recetores das mensagens têm sete dias para responder.

De salientar que a API (Application Programming Interface) usada é pública. Do ponto de vista legal, este fator tornaria as aplicações imunes aos termos de serviço.

O WhatsApp é uma das mais usadas opções no momento da troca de mensagens. Este serviço está debaixo da alçada do Facebook desde que foi comprado, o que o estará a obrigar a estas regras mais apertadas.

Dados oficiais mostram que o WhatsApp é usado para enviar cerca de 65 biliões de mensagens por dia. No ano passado, a plataforma foi usada durante dois biliões de minutos em chamadas de voz ou vídeo.

Fonte: Android Headlines

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here