WebSummit 2017: Volkswagen e Google unidas em computadores “supersónicos”

O Grupo Volkswagen e a Google anunciaram no primeiro dia de conferências da WebSummit 2017 a decorrer no nosso país, em Lisboa, uma cooperação de pesquisa e desenvolvimento no campo da computação quântica. As duas empresas irão explorar a utilização dos computadores quânticos em conjunto, com o objectivo de desenvolver conhecimento especializado e realizar pesquisas orientadas num sentido prático. Como parte desta colaboração, uma equipa de especialistas da Volkswagen e da Google trabalhará em conjunto utilizando um computador quântico da Google. Os computadores quânticos podem resolver determinadas tarefas altamente complexas, consideravelmente mais rápidas do que acontece em super computadores convencionais.

O Grupo Volkswagen IT quer progredir em três áreas de desenvolvimento no computador quântico da Google. Os especialistas pretendem continuar o desenvolvimento da optimização do tráfego, explorar estruturas para novos materiais, especialmente baterias de elevado desempenho para veículos eléctricos, e trabalhar em inteligência artificial com novos processos de aprendizagem.

Essa colaboração irá focar-se na pesquisa com finalidades práticas. Especialistas nos Centros de Tecnologia da Informação da Volkswagen – onde se encontram os laboratórios da fabricante – em São Francisco e Munique desenvolverão algoritmos, simulações e otimizações em conjunto com os especialistas da Google. Realizarão este trabalho utilizando o computador universal quântico da Google. Esta arquitectura é adequada para muitas operações de computação experimental.

Projectos futuros do Grupo Volkswagen IT lado a lado com a Google

O Grupo Volkswagen IT pretende explorar o potencial desse computador quântico em várias e diferentes áreas. No primeiro projecto, os especialistas da Volkswagen estão a trabalhar no desenvolvimento adicional da optimização do tráfego. Estes incluem sistemas de orientação de trânsito urbano, estações de carregamento eléctrico disponíveis ou lugares vagos de estacionamento.

Num segundo projecto, os especialistas da Volkswagen visam simular e optimizar a estrutura de baterias de elevado desempenho para veículos eléctricos e outros materiais. Os especialistas em pesquisa e desenvolvimento do Grupo Volkswagen esperam que esta abordagem ofereça novas informações para a construção de veículos e pesquisa de baterias.

Um terceiro projeto diz respeito ao desenvolvimento de novos processos de aprendizagem de máquinas. Tal aprendizagem é uma tecnologia chave para o desenvolvimento de sistemas avançados de inteligência artificial, que são um pré-requisito para a condução autónoma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui