Waymo anuncia parceria com a montadora chinesa Geely

A empresa de carros autônomos da Alphabet, Waymo, anunciou que está a fazer parceria com a montadora chinesa Geely para criar uma frota de robôs-eixos totalmente elétricos e autônomos. Os carros serão projetados na Suécia (onde Geely é dona da montadora sueca Volvo) e serão adaptados do Zeekr de cinco portas totalmente elétrico da Geely.

A Waymo irá então equipar os carros com o hardware e software necessários para uma direção autônoma. A Waymo disse num post no seu blog que tem como objetivo implantar inicialmente os veículos nos Estados Unidos como parte do seu projeto da sua frota existente de robotáxis autônomos em algum momento “nos próximos anos”.

As imagens de conceito de veículo autônomo foram partilhadas por Waymo, essas mesmas fotografias mostram um carro que é projetado especificamente para viagens autônomas. Possui piso plano, altura reduzida e design sem pilar B para facilitar a entrada e saída, bem como portas de correr, poltronas reclináveis ​​e bastante espaço para a altura da cabeça. Waymo diz que os modelos futuros irão ter um interior sem volante ou pedais, irão ter apenas um ecrã (presumivelmente para permitir que os pilotos verifiquem o desenvolvimento da viagem).

blank

Essas são apenas imagens conceituais, o que pode não refletir necessariamente os veículos finais que Geely e Waymo irão eventualmente colocar nas estradas. Os conceitos de Waymo fazem o carro parecer muito mais com uma minivan, enquanto o Zeekr 001 da Geely tem um design mais elegante.

A notícia do acordo entre Geely e Waymo é outra demonstração de como o mundo automóvel está ocupado com parcerias e colaborações, já que a tecnologia elétrica e de direção autônoma tem vindo a expulsar os antigos operadores. A Waymo fez parceria com a Stellantis e a Jaguar Land Rover para implantar e desenvolver as suas capacidades autônomas, enquanto a Geely tem como objetivo abrir o capital da Volvo como uma empresa totalmente elétrica, depois de fazer o mesmo com a sua nova marca Polestar.

blank

Fonte: Waymo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here