O watchOS 9.2 começou a ser lançado juntamente com a atualização do iOS 16.2, e com ele vêm dois novos recursos de execução: Detecção automática de pista e Rotas de corrida. O primeiro usa o Apple Maps e o GPS para detectar a faixa exata de uma pista em que a pessoa esteja a correr, enquanto o último permite que corra contra os seus melhores tempos anteriores nas suas rotas favoritas. Além disso, o Apple Watch Ultra pode agora durar até 17 horas no modo de baixo consumo durante as atividades multidesportivas.
A Detecção Automática da rota de corrida pode dizer sempre que chega a qualquer pista externa padrão de 400 metros. Os corredores serão solicitados a selecionar a pista no início de um treino de corrida ao ar livre. Durante os treinos na pista, também poderá receber alertas sobre a volta. Se o relógio não conseguir detectar a pista por qualquer motivo, os utilizadores podem enviar manualmente essas informações posteriormente no aplicativo Fitness.
As rotas de corrida são um pouco diferentes. Se percorrer a mesma rota pelo menos duas vezes, irá ver uma opção para correr o seu último ou melhor tempo nessa rota específica. Os utilizadores podem aceder ao Race Route pressionando o botão de três pontos no canto superior direito de um exercício de corrida ao ar livre. Irá ver duas rotas sugeridas, mas também pode usar o filtro “Rotas” para ver todas as rotas de corrida possíveis. Durante o próprio treino, o relógio irá alertá-lo se estiver a correr mais rápido ou mais devagar do que o seu desempenho anterior. Esse recurso específico também não se limita aos corredores, os ciclistas podem fazer o mesmo com exercícios de ciclismo ao ar livre.
Tanto a detecção automática da pista como das rotas de corrida foram apresentadas no início deste ano, juntamente com o Apple Watch Series 8 , SE de segunda geração e Ultra.
Os recursos fazem parte de um impulso maior no watchOS 9 que trouxe métricas de corrida avançadas para o Apple Watch, bem como as exibições de exercícios mais detalhadas, a capacidade de criar exercícios personalizados e zonas de frequência cardíaca. Dito isto, os recursos não se limitam aos relógios mais novos, pode experimentá-los, desde que tenha uma Série 4 ou posterior.
Também existe boas notícias para os utilizadores do Ultra. No modo de baixo consumo de energia, o Ultra pode agora obter até 17 horas de uso contínuo durante uma atividade multidesportiva sem sacrificar o GPS ou a precisão da frequência cardíaca.
A duração da bateria depende muito do uso individual, mas anteriormente, a Apple tinha dito que o Ultra deveria ser capaz de durar muito tempo neste modo. O tempo médio do Ironman é de aproximadamente 14 horas, então isso adiciona um pouco de garantia para triatletas mais lentos ou corridas um pouco mais longas.