Volvo XC 40 Recharge: primeiro modelo 100% elétrico já é oficial e chega a Portugal em 2021

A chegada dos modelos elétricos constitui a maior mudança na história da indústria automóvel. Pela primeira vez, em mais de um século, os automóveis são capazes de se mover sem o recurso a motorizações diesel ou a gasolina. No seu lugar, têm baterias colocadas em locais estratégicos que que alteram profundamente a forma como são construídos.

A Volvo apresentou hoje o seu primeiro modelo 100% elétrico – O Novo XC40 Recharge. Nos próximos 5 anos a Volvo Cars irá lançar um novo modelo 100% elétrico a cada ano.

A marca pretende que, em 2025, metade das suas vendas mundiais seja constituída por modelos elétricos, sendo a quota restante preenchida por modelos híbridos. Recharge será o nome que a marca atribuirá a todos os modelos Volvo que sejam carregáveis (neles se incluindo os 100% elétricos ou plug-in hybrid)

O Volvo XC40 Recharge terá 408 cv e uma autonomia de 400 km (WLTP). Será possível carregar  0% da capacidade das suas baterias em 40 minutos no sistema de carga rápida.

Um dos modelos mais seguros na estrada

Fazendo jus à tradição da marca, este será também um dos modelos mais seguros das estradas, apesar dos novos desafios que se apresentam derivados da ausência de um motor de combustão interno tradicional.

Este novo modelo foi construído com base nos excelentes níveis de segurança do XC40 original. No entanto, os engenheiros de segurança da Volvo Cars tiveram de redesenhar e reforçar a estrutura frontal para se confrontarem com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo.

Para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi imbuída na estrutura do automóvel.

A localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor proteção em relação a capotamentos. Entretanto, a estrutura do automóvel foi não só reforçada na frente mas também na retaguarda.

A motorização elétrica foi integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine. Em termos de sistemas de segurança ativa, o Volvo XC40 Recharge também apresenta novidades.

É o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui softwatre desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.

Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a  introdução da tecnologia de condução autónoma.

A capacidade de fazer mais com menos

Por vezes menos significa mais. A chegada do Volvo XC40 Recharge é a prova de que os automóveis podem ficar melhores se lhes retirarmos algumas coisas. Isso também significa que os automóveis não irão necessitar de tubos de escape ou de grelhas frontais com função de arrefecimento. A remoção do motor de combustão interna cria também um espaço adicional de bagagem.

Ao mesmo tempo, o XC40 Recharge mantém todas as características que fazem deste um dos modelos de maior sucesso na historia recente da marca sueca. Elegância e design escandinavo de simplicidade e estilo combinados com irrepreensível utilidade e funcionalidade.

“As raízes do design escandinavo são baseadas na clareza visual e na redução do elemento. O XC40 é um excelente exemplo disso. O seu design arrojado é instantaneamente reconhecido e agora está ainda mais moderno na sua versão elétrica. Sem a necessidade de incluir uma grelha frontal fomos capazes de criar uma frente ainda mais limpa e moderna enquanto a ausência de tubos de escape faz o mesmo na retaguarda. Este será o caminho que iremos seguir à medida que avançamos cada vez mais na eletrificação da gama.” diz Robin Page, Head of Design da Volvo Cars

Uma grelha frontal na cor da carroçaria cria um design distinto e único neste novo modelo uma vez que agora já não é necessária uma grelha com função de refrigeração. Esta nova grelha permite o armazenamento dos sensores do novo Sistema ADAS – Advanced Driver Assistance Systems

Oito cores exteriores onde se inclui a nova opção Sage Green metallic, permitem uma vasta personalização do XC40 Recharge, sendo de série o teto em preto. Estão também disponíveis duas novas opções de jantes de 19” e de 20” polegadas.

No interior do habitáculo, o condutor irá encontrar um interface totalmente novo e completamente desenhado para modelos elétricos onde se inclui informação relevante como o estado da bateria. O pack de design interior desportivo inclui detalhes de estilo bem como tapetes feitos em material reciclável.

Este novo Automóvel, cujo primeiro preview ocorreu em 2016, com a apresentação do Concept 40.1 é também um exemplo da capacidade de engenharia da Volvo. Tem como base a plataforma CMA – Compact Modular Architecture, que foi desenhada tendo em mente a eletrificação, onde o pack de baterias é integrado no solo do automóvel sem afetar o espaço interior.

Isto significa que a funcionalidade, espaço de bagagem e arrumação interior, que tanto sucesso fizeram na apresentação do Volvo XC40 mantêm-se uma das características principais deste novo automóvel. (espaco nas portas e debaixo dos assentos, gancho para transporte de sacos e caixa de lixo amovível no espaço central).

Único no novo XC40 Recharge é um espaço de carga especial localizado na frente do veículo.

Com cerca de 30 litros de capacidade este é um espaço proporcionado pelo motor elétrico que necessita de menos espaço que um motor a combustão tradicional.

Novo Sistema de Infotainment

Com a introdução do Novo XC40 Recharge a Volvo Cars redesenhou o Sistema de Infotainment. Powered by Android, este novo Sistema de Infotainment oferece uma capacidade de personalização sem precedentes, mais intuitiva e novos serviços e tecnologia Google.

O Volvo Car Group é a primeira empresa a fazer uma parceria com a Google com vista à integração de um Sistema de Infotainment powered by Android, onde se incluem Google Assistant, Google Maps e Google Play Store. As duas empresas têm sido parceiras ao longo dos últimos anos.

O novo Sistema oferece uma integração completa com o Android Automotive OS, com atualizações em tempo real como Google Maps, Google Assistant e outras apps do sector automóvel.

O XC40 Recharge será o primeiro modelo da Volvo que irá receber software e atualização aérea do seu sistema operativo, colocando a Volvo Cars na vanguarda dos serviços conectados dentro do sector automóvel. Este novo modelo irá continuar a evoluir e a melhor ao longo do tempo com a aprendizagem que irá ser feita.

“Estamos finalmente a conseguir proporcionar no automóvel, o mesmo tipo de experiencia que se consegue obter num smartphone, num contexto de segurança na estrada. Ao introduzirmos este tipo de atualizações, desde a manutenção a novas configurações, o automóvel conseguirá estar tão atualizado como outros produtos digitais.” disse Henrik Green, Chief Technology Officer da Volvo Cars

Uma das melhores caraterísticas do Android Automotive OS é o facto de ser um sistema operativo familiar a milhões de pessoas e feito à medida do automóvel. A tecnologia e os serviços criados pela  Google e pela Volvo Cars estarão disponíveis na viatura, enquanto que os serviços de música e apps adicionais estarão disponíveis através da Google Play Store.

O Google Assistant irá permitir aos clientes executar várias funções através do controlo por voz – regulação da temperatura, definição de um destino, selecionar uma musica favorita e podcasts em apps como o Spotify, e até envio de mensagens.

Este tipo de integração contribui para uma redução da distração do condutor, ajudando a manter as mãos no volante e os olhos na estrada. O Google Assistant permite também uma interação com os aparelhos domésticos a partir do automóvel.

O Google Maps irá fornecer atualizações de mapas e informações de trânsito em tempo real de forma a sugerir trajetos alternativos e estações de carregamento energético mais próximas.

O mesmo tipo de informação atualizada irá ser utilizado para melhorar, de forma continua, o Sistema ADAS – Advanced Driver Assistance Systems ao fornecer importante informação como limites de velocidade e curvas .

A Volvo Cars irá continuar a desenvolver software e serviços conectados, utilizando uma força crescente de engenheiros e a plataforma de serviços digitais Volvo On Call. Por exemplo, o novo Sistema de Infotainment estará completamente integrado com o Volvo On Call, oferecendo novas funções como o estado da bateria e os níveis de carregamento.

Estão também incluídas as caraterísticas mais tradicionais do Volvo On Call como pré-aquecimento dos bancos, o encontrar da viatura em parques de estacionamento, o fecho e abertura de portas remotamente e o car sharing através da chave digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here