Volvo vai por muitos carros a conduzirem sozinhos em Londres

Volvo XC90 Drive Me

A Volvo desvendou hoje mais uma etapa no seu programa de desenvolvimento de automóveis de condução autónoma. Londres assistirá ao maior teste em condições reais, e com utilizadores ‘normais’, de automóveis que conduzem sozinhos já no próximo ano.

Em comunicado, a Volvo afirma que este é um grande salto quântico no campo da segurança rodoviária e a iniciativa ‘Drive Me London’ servirá para demonstrar todas as capacidades e potencialidades, assim como a integração sócioeconómica dos novos automóveis que dispensam o papel do condutor. No arranque apenas um número limitado de automóveis semiautónomos enfrentará a estrada, seguindo-se depois o alargamento no ano seguinte para 100 carros que percorrerão as ruas de Londres numa utilização normal.

A estratégia dos fabricantes se debruçarem com enorme dedicação sobre este novo modo de mobilidade em testes reais tem ainda outro propósito: a recolha de dados de utilização real em estradas públicas. Os resultados destes testes servirão para obter informações mais completas do que as que as equipas de engenharia conseguem nas pistas e centros de desenvolvimento. Até ao momento a Volvo não esclareceu como escolherá os utilizadores para os tripularem (no lugar do passageiro) os automóveis do futuro.

No início de abril, a Volvo já tinha anunciado o Volvo Drive Me para a China, a ideia também é colocar 100 carros autónomos no país asiático.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui