Volvo e Nvidia estabelecem parceria para equipar a próxima geração de automóveis

22 de Outubro de 2018
1 Partilhas 152 Visualizações
Passatempo BQ Aquaris X2

A Volvo Cars e a NVIDIA, empresa líder no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, estão a unir esforços.  Esta parceria procurará desenvolver as unidades centrais computarizadas que irão equipar a próxima geração de automóveis Volvo.

O computador central terá como base a tecnologia NVIDIA’s DRIVE AGX Xavier e irá permitir à Volvo Cars a implementação de uma plataforma tecnologicamente avançada denominada Scalable Product Architecture 2 (SPA 2). O primeiro modelo equipado com esta tecnologia deverá ser introduzido no início da próxima década.

Este acordo irá aprofundar ainda mais a parceria já existente entre a Volvo Cars e a NVIDIA. Recorde-se que, no ano passado,  as empresas havia já iniciado uma colaboração com vista ao desenvolvimento de sistemas de software para a condução autónoma.

A nova plataforma irá utilizar o conhecimento tecnológico da NVIDIA em matéria de inteligência artificial e a sua capacidade computarizada permitindo assim à Volvo Cars um avanço considerável na implementação de sistemas de apoio à condução, gestão de energia e personalização do veículo.

Ao adicionar capacidades de percepção a 360º e um sistema de monitorização de condução, o computador central irá apoiar a Volvo na introdução, de forma segura, de viaturas de condução totalmente autónoma.

“Para introduzir a condução autónoma no mercado será necessário um aumento da capacidade computarizada das viaturas em conjunto com avanços constantes no capitulo da inteligência artificial. O nosso acordo com a NVIDIA será uma peça importante deste puzzle e irá ajudar a apresentar aos nossos clientes, de uma forma segura, a condução completamente autónoma.” segundo Håkan Samuelsson – President & CEO – Volvo Cars.

“Como líder mundial em tecnologias de segurança e de inovação, a Volvo entende e bem, que existe uma relação direta entre a segurança, o conforto e o nível de computadorização dos veículos.”  segundo Jensen Huang – Founder & CEO – NVIDIA.

A SPA 2 será a sucessora da plataforma Volvo SPA – Scalable Product Architecture

Esta plataforma SPA tem vindo a ser utilizada com sucesso nos vários modelos 90 e 60 que a Volvo tem vindo a apresentar nos últimos anos. Estes novos modelos têm sido um dos fatores chave da transformação operacional e financeira que a empresa tem vindo a viver.

A SPA 2 parte das vantagens já existentes na SPA e acrescenta novas tecnpologias em áreas como a eletrificação, a conectividade e a condução autónoma. O seu computador central irá desempenhar um papel fundamental na forma como as atualizações de software serão realizadas.

A Volvo Cars está fortemente empenhada no estabelecimento de parcerias estratégicas que  acelerem a introdução de novas tecnologias no âmbito da disrupção atualmente existente na indústria automóvel.

Artigos interessantes

Samsung libera primeira atualização de software do Galaxy A9 (2018)
Samsung
16 Visualizações
Samsung
16 Visualizações

Samsung libera primeira atualização de software do Galaxy A9 (2018)

Wagner Pedro - 20 de Novembro de 2018

Apesar do Galaxy A9 (2018) ser um intermediário de boas especificações, as quatro câmeras na traseira são o seu maior…

Android 9.0 Pie chega ao LG G7 One
LG
30 Visualizações
LG
30 Visualizações

Android 9.0 Pie chega ao LG G7 One

Wagner Pedro - 20 de Novembro de 2018

O primeiro smartphone da LG a receber o novo Android Pie é G7 One, aparelho que, como o próprio nome…

Galaxy Note 10 pode ser lançado com tela maior que a do iPhone Xs Max
Samsung
34 Visualizações
Samsung
34 Visualizações

Galaxy Note 10 pode ser lançado com tela maior que a do iPhone Xs Max

Wagner Pedro - 20 de Novembro de 2018

Há algum tempo, surgiram rumores que a linha Galaxy Note seria unificada à Galaxy S, no entanto, informações recentes apontam…

Comente

O seu email não será publico